Cotado para Ministério das Comunicações, Pedro Lucas se reúne com bolsonarista Cláudio Castro após indicação

Deputado do União Brasil discutiu cenários para 2026 ao lado do presidente do partido e do governador do Rio; encontro reforça articulações cruzadas entre governo Lula e oposição
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 07h17
Cotado para Ministério das Comunicações, Pedro Lucas se reúne com bolsonarista Cláudio Castro após indicação
Reprodução/Câmara dos Deputados

Apontado como favorito para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) se reuniu na terça-feira (8) com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), um dos principais nomes da oposição no cenário estadual. O encontro ocorreu na capital fluminense e contou também com a presença do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.

A reunião aconteceu poucas horas após a confirmação de que Pedro Lucas seria indicado pelo partido para integrar o governo Lula. Apesar da aliança formal com o Palácio do Planalto, o gesto de buscar diálogo com um governador crítico ao petismo levanta especulações sobre os reais alinhamentos políticos em jogo.

Segundo apurou a coluna, Rueda e Pedro Lucas viajaram ao Rio logo após acertarem os detalhes da saída de Juscelino Filho do governo. A dupla retornou a Brasília apenas na manhã de quarta-feira (9).

Fontes próximas à reunião revelaram que a conversa com Cláudio Castro teve como pauta principal as articulações para as eleições de 2026. Rueda, que planeja disputar uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro — apesar de ser natural de Pernambuco —, tenta consolidar alianças no estado. Seu principal apoiador na região é o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União), com quem também se reuniu durante a visita.

Além disso, Rueda trabalha para lançar o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, como candidato ao governo fluminense, o que pode transformar o União Brasil em um ator-chave na sucessão de Castro — e reposicionar o partido na complexa balança entre lulismo e bolsonarismo.

O movimento evidencia a estratégia dupla do União Brasil: manter espaço no governo federal, ao mesmo tempo em que constrói pontes com lideranças de oposição nos estados. A nomeação de Pedro Lucas por Lula, se confirmada, poderá ser vista como mais um capítulo dessa costura política multifacetada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Trump aponta Cuba como possível próximo alvo após conflito com Irã
Presidente dos EUA vê queda do regime cubano como meta histórica e "cereja do bolo"; Havana declara apoio ao Irã em meio a pressões econômicas americanas
Tenente-coronel da PM baiana é exonerado após manifestar apoio a ACM Neto
Governo de Jerônimo Rodrigues afasta chefe do Departamento de Educação Física da corporação dias após vídeo em que ele pede vitória do pré-candidato oposicionista
Trump reúne líderes latino-americanos em Miami para discutir narcotráfico
Encontro "Escudo das Américas" exclui Lula e Petro; foco em cartéis e segurança regional, com expectativa de futura expansão da aliança
O Ministério Público mantém torcida única no clássico Ba-Vi
Promotora destaca falta de condições para garantir segurança e reforça diálogo gradual com todos os envolvidos
Carregando..