Internado na UTI, Bolsonaro se recupera de cirurgia intestinal em Brasília

Ex-presidente passa bem após procedimento considerado o mais invasivo desde a facada de 2018; vídeo mostra primeiros passos no hospital
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 09h17
Internado na UTI, Bolsonaro se recupera de cirurgia intestinal em Brasília
Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido no último domingo (13) a uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal. Segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (15), o quadro clínico de Bolsonaro é estável, sem sinais de dor, sangramentos ou outras intercorrências.

A cirurgia, que durou cerca de 12 horas, foi descrita pelo próprio ex-presidente como a mais invasiva desde o atentado a faca sofrido em 2018, durante a campanha eleitoral que o levou ao Palácio do Planalto. O episódio deixou sequelas significativas no sistema digestivo de Bolsonaro, que desde então já passou por diversas intervenções médicas.

Conforme a equipe médica comandada pelo cirurgião Cláudio Birolin, Bolsonaro iniciou sessões de fisioterapia motora e respiratória, com o objetivo de acelerar a recuperação e evitar complicações pós-operatórias. O protocolo inclui deambulação — caminhadas curtas e monitoradas dentro da UTI —, além de exercícios respiratórios para fortalecer a função pulmonar e prevenir infecções.

Na manhã desta terça-feira, o ex-presidente divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual aparece caminhando com auxílio nos corredores do hospital. Ele estava acompanhado por profissionais de saúde e por sua esposa, Michelle Bolsonaro, que tem permanecido ao lado do marido durante a internação.

O procedimento reacende a preocupação com a saúde do ex-presidente, que desde o atentado em Juiz de Fora (MG) vem convivendo com episódios recorrentes de obstrução intestinal. Ainda não há previsão oficial de alta.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kataguiri propõe crime por regalias a presos
Projeto cria o delito de favorecimento real de preso, com pena de um a três anos de detenção e multa.
Moraes dá 48 horas à defesa de Bolsonaro sobre vídeo de IA
Ministro do STF quer saber se o uso da imagem e da voz do ex-presidente na gravação exibida na convenção do PL foi autorizado e alerta para possível descumprimento de medidas cautelares
Célio de Morais lança candidatura a deputado federal
Médico e vereador de Jaboticabal confirma disputa pelo PL em São Paulo
Moraes coloca Bolsonaro e Flávio em impasse com vídeo de IA
Explicação exigida em 48 horas define se houve violação da prisão domiciliar ou uso irregular de conteúdo sintético na convenção do PL.
Flávio diz que só vai a debates que Lula participar
Senador evita se tornar o principal alvo dos rivais na ausência do petista
Republicanos prioriza Tarcísio à Presidência em 2030 e evita PL
Partido aposta na reeleição do governador de São Paulo como base para disputar o Planalto no próximo ciclo
Carregando..