Quem são os acusados de tentativa de golpe de Estado

Entre os denunciados do núcleo 2 está Silvinei Vasques, ex-chefe da PRF. PGR aponta uso da máquina pública para interferir nas eleições de 2022
Por: Brado Jornal 22.abr.2025 às 08h14
Quem são os acusados de tentativa de golpe de Estado
José Cruz/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (22) o julgamento que pode transformar mais seis investigados em réus por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022. Os acusados integram o chamado “núcleo 2” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que os aponta como responsáveis pela gestão supostas de ações para impedir o resultado eleitoral de 2022.

De acordo com a PGR, os integrantes desse núcleo utilizaram a estrutura do Estado, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para tentar dificultar o acesso de eleitores aos locais de votação, principalmente no Nordeste — região com ampla vantagem para Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro.

Entre os acusados estão:

  • Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF;

  • Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-adjunto da Segurança Pública do DF;

  • Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais;

  • Marcelo Câmara, coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;

  • Marília Alencar, delegada da PF e ex-subsecretária de Segurança Pública do DF;

  • Mário Fernandes, general da reserva conhecido como “kid preto”.

Eles são denunciados por organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, ameaça à União e deterioração de patrimônio tombado, entre outros crimes.

O julgamento, que ocorre entre os dias 22 e 23 de abril, não analisa ainda a culpa ou inocência dos envolvidos. A Turma vai decidir se a denúncia da PGR reúne elementos mínimos para abertura de uma ação penal. Caso a maioria dos ministros aceite a acusação, os seis passarão à condição de réus.

Até agora, o STF já tornou réus os integrantes do núcleo 1, composto por oito pessoas — entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, a PGR já denunciou 34 pessoas divididas em cinco núcleos operacionais e estratégicos envolvidos na tentativa de ruptura institucional após as eleições.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Carregando..