8/1: Presidente da Câmara adia discussão sobre anistia

Hugo Motta prefere diálogo com todas as partes antes de levar ao plenário o pedido de urgência do projeto de lei sobre redução de penas
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 11h12
8/1: Presidente da Câmara adia discussão sobre anistia
Lula Marques/Agencia Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), optou por não levar ao plenário nesta semana o pedido de urgência para o projeto de lei que prevê a anistia aos envolvidos na manifestação de 8 de janeiro de 2023. Segundo Motta, a medida foi adiada para permitir um maior diálogo entre os três poderes, visando uma solução consensual para a questão.

"Nós vamos seguir dialogando. Os partidos que defenderam o adiamento se dispuseram a dialogar. Os partidos de oposição também toparam dialogar sobre o mérito do projeto. (Isso) mostra uma luz no fim do túnel", afirmou Motta, destacando a disposição das partes em buscar uma resolução pacífica.

A proposta em discussão prevê a redução de penas para aqueles que participaram dos atos de 8 de janeiro, mas exclui figuras chave como militares e outras autoridades, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que seriam isentos dessa redução. Até o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se manifestou publicamente sobre o tema.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), também se pronunciou sobre a proposta, afirmando que já existe um esboço de uma proposta mais objetiva, que foca exclusivamente nos eventos do dia 8 de janeiro. "Queremos processos individualizados, como manda a Constituição brasileira", disse Cavalcante, ressaltando que a proposta prevê penas para aqueles que cometem atos de depredação, com base em evidências como imagens comprovadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Carregando..