EUA criticam Moraes por ordens contra Rumble

Em reação, o Rumble acionou a Justiça norte-americana, que decidiu que a empresa não é obrigada a seguir as ordens de Moraes
Por: Brado Jornal 30.mai.2025 às 08h46
EUA criticam Moraes por ordens contra Rumble
Na imagem acima, a logo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos
O governo dos Estados Unidos enviou uma correspondência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em maio de 2025, contestando sua autoridade para exigir que empresas americanas, como o Rumble, cumpram ordens judiciais específicas.

Segundo o jornal The New York Times, que teve acesso ao documento, o Departamento de Justiça dos EUA afirmou que Moraes pode aplicar leis no Brasil, mas não tem jurisdição para impor decisões a companhias sediadas nos Estados Unidos. A carta foi uma resposta à determinação de Moraes para que o Rumble bloqueasse o perfil do jornalista Allan dos Santos, atualmente residente nos EUA, além de outras medidas judiciais.

De acordo com o The New York Times, o STF foi procurado para comentar o caso, mas a assessoria de imprensa da Corte optou por não se manifestar. O jornal Poder360 também buscou uma posição do Supremo, sem obter resposta até o fechamento desta matéria. Caso haja manifestação, o texto será atualizado.

A suspensão do Rumble no Brasil, ordenada por Moraes em fevereiro de 2025, ocorreu devido ao descumprimento de decisões judiciais, que incluíam: a remoção do perfil de Allan dos Santos; o bloqueio de repasses financeiros ao jornalista, provenientes de publicidade, doações e inscrições na plataforma; e a nomeação de um representante legal do Rumble no Brasil.

Apesar de a rede social ter retornado ao país em 8 de fevereiro, após ser intimada a bloquear as contas do jornalista, os advogados da empresa alegaram não ter autoridade legal para representar o Rumble Brasil e renunciaram.

Em reação, o Rumble acionou a Justiça norte-americana, que decidiu que a empresa não é obrigada a seguir as ordens de Moraes. A plataforma também acusou o ministro de promover censura. O Departamento de Justiça dos EUA não disponibilizou a íntegra da carta em sua seção de “Guidance Documents”, que aborda apenas diretrizes gerais.

Provocação do CEO do Rumble

Na quarta-feira, 28 de maio de 2025, o CEO do Rumble, Chris Pavlovski, usou sua conta no X para provocar Moraes. Ele questionou se seria o momento de a plataforma retornar ao Brasil, em tom irônico: “Caro Alexandre de Moraes, talvez seja a hora de o Rumble voltar ao Brasil? O que você acha?

Atenciosamente, Chris Pavlovski”.

A mensagem foi publicada após o governo de Donald Trump anunciar planos de sanções contra autoridades estrangeiras acusadas de censurar cidadãos americanos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Contratos de R$ 58 milhões geram controvérsia em Jequié
Terceirização de serviços municipais levanta dúvidas na população
Fernando Haddad ganha autorização para entrar nos Estados Unidos
Renovação de permissão permite agenda internacional em meio a tensões diplomáticas
Senador Otto Alencar descarta anistia irrestrita e defende punição a ataques contra democracia
Presidente da CCJ do Senado critica proposta em tramitação na Câmara e reforça compromisso com a justiça
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe no STF gera dúvidas sobre possível prisão
Somente após a análise de todos os recursos, e se forem negados, o processo alcançará o trânsito em julgado, momento em que não há mais possibilidade de apelação.
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Carregando..