Reprodução X
Em declaração publicada no X neste domingo (13.jul.2025), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a revogação da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depende de decisões das autoridades brasileiras. Indiretamente, ele sugeriu que uma anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e no processo por tentativa de golpe de Estado poderia restabelecer a “paz para a economia”. “O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia também a paz para a economia”, escreveu.
Bolsonaro destacou que a medida de Trump está mais ligada a “valores e liberdade” do que a questões econômicas. “A carta do presidente @realDonaldTrump
tem muito mais, ou quase tudo, a ver com valores e liberdade, do que com economia”, afirmou. Ele também expressou preocupação com os impactos das tarifas: “Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja. Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%.”
O ex-presidente apontou que a política comercial de Trump reflete uma mudança geopolítica, mencionando que o vice de Trump teria indicado na Europa que os EUA não mais financiarão a defesa de países que desrespeitem valores compartilhados. “Todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia”, disse Bolsonaro.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Trump em 9 de julho, entrará em vigor em 1º de agosto. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma resposta, incluindo a regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica, que permite retaliações comerciais contra países que adotem medidas desiguais contra o Brasil.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...