O diretor do Conselho Nacional Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, revelou no domingo (13.jul.2025), em entrevista à emissora ABC, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), está “frustrado” com as negociações comerciais e as ações do Brasil. Segundo Hassett, a elevação das tarifas sobre produtos brasileiros está diretamente ligada à irritação de Trump com o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O ponto principal é que o presidente tem ficado muito frustrado com as negociações com o Brasil. […] Normalmente não se trata necessariamente de um país específico, mas com o Brasil sim, as ações chocaram o presidente e ele deixou isso claro”, declarou.
Hassett destacou que Trump considera as políticas brasileiras uma ameaça à segurança nacional, justificando medidas específicas. “Eu acho que essa tarifa para o Brasil é muito mais alta por causa da frustração do presidente com Bolsonaro. […] Ele tem sido bastante franco sobre isso com o caso Bolsonaro, certo? O ponto principal é que o que estamos fazendo coletivamente em todos os países é realocar a produção para os EUA para reduzir a emergência nacional”, afirmou.
O assessor também mencionou que os EUA mantêm um superávit comercial com o Brasil há 18 anos, e a estratégia atual visa proteger esses interesses. “Temos um superavit comercial com o Brasil, não um deficit, e temos um superavit com o Brasil há 18 anos. Se você não tiver uma estratégia geral para isso, então haverá transbordo”, disse. Contrariando a narrativa inicial de Trump, que sugeriu um déficit comercial, dados apontam que a balança é favorável aos EUA.
Hassett reforçou que as tarifas permanecerão em vigor caso não haja um acordo comercial satisfatório. “Essas tarifas são reais se o presidente não conseguir um acordo que considere bom o suficiente”, concluiu.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...