O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou, na quarta-feira (16.jul.2025), no Palácio da Alvorada, um discurso que será transmitido em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (17.jul.2025). A mensagem visa responder à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, conforme anunciado em 9 de julho na rede Truth Social. A fala de Lula deve enfatizar a soberania brasileira, conceito central na estratégia de comunicação do governo, segundo informações do Poder360.
A iniciativa do pronunciamento ganhou força após o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) abrir uma investigação contra o Brasil, examinando práticas comerciais como o Pix e o comércio informal na rua 25 de Março, em São Paulo, além de medidas que, segundo os EUA, podem “prejudicar” empresas de tecnologia americanas. O USTR, equivalente a um ministério de comércio exterior, detalhou a investigação em documento oficial. A decisão de Lula de se pronunciar veio após debates na Secretaria de Comunicação Social (Secom), que inicialmente considerou suficientes as declarações do presidente em entrevistas à TV Globo e à Record no dia 10 de julho.
Trump justificou a tarifa criticando ações do Supremo Tribunal Federal (STF), como a responsabilização de big techs e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 16 de julho, revelou que 55% dos eleitores acreditam que Lula provocou Trump com críticas na Cúpula do Brics, enquanto 72% consideram que o presidente americano erra ao “impor taxas por acreditar que há uma perseguição a Bolsonaro no Brasil”. Relatos da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico confirmam que o pronunciamento foi preparado para abordar a tensão comercial e reforçar a autonomia do Brasil diante das pressões externas.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...