O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 2022, expressou gratidão à carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), publicada na quinta-feira (17.jul.2025) na rede Truth Social. Trump exigiu que o julgamento contra Bolsonaro seja “encerrado imediatamente” e criticou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por supostos “ataques à liberdade de expressão” e um “ridículo regime de censura”. A carta também serve como justificativa para a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.
Em um vídeo compartilhado via WhatsApp, Bolsonaro reiterou ser vítima de perseguição política. “Estou sendo julgado por um golpe de Estado dado num domingo sem tropas, sem armas. Com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível. Um crime inexistente. Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança de direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, isso, sim, é um golpe”, afirmou.
Trump, em sua mensagem, destacou o apoio a Bolsonaro e condenou as ações do governo brasileiro. “Prezado Sr. Bolsonaro: Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país. Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão – tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos – vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”, escreveu Trump.
A narrativa de perseguição levantada por Bolsonaro tem sido usada por Trump para justificar as medidas tarifárias contra o Brasil, intensificando a tensão entre os dois países.

📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...