Lula ironiza Eduardo Bolsonaro por buscar apoio de Trump

Presidente critica interferência americana e exalta soberania brasileira
Por: Brado Jornal 18.jul.2025 às 07h41
Lula ironiza Eduardo Bolsonaro por buscar apoio de Trump
Foto: Brenno Carvalho
Durante um discurso no congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Goiânia, na quinta-feira (17.jul.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a usar tom irônico ao comentar a relação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula sugeriu que Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi aos EUA para pedir que Trump intercedesse para evitar a prisão de seu pai, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. “Libera o [Jair] Bolsonaro porque o filho dele está aqui me enchendo o saco”, disse Lula, imitando Trump, para depois completar, em tom de zombaria: “Liberta meu pai, liberta meu pai, liberta meu pai”.

Lula já havia feito comentários semelhantes em 11 de julho, durante evento em Linhares, Espírito Santo. Em Goiânia, ele prosseguiu: “Agora, ele [Jair Bolsonaro] fica mandando o filho dele lá pros Estados Unidos. ‘Vai lá pedir para o Trump me absolver, vai lá, vai lá’. E fica abraçado na bandeira norte-americana. Esse patriota falso. Nós vamos tomar a bandeira verde e amarela”. O presidente também criticou Trump por sua intervenção, considerando desrespeitoso o pedido para que o Brasil “não mexa” com Bolsonaro. “Além de pedir de forma desrespeitosa que a gente não mexesse com o [Jair] Bolsonaro, ele disse que não é amigo do Bolsonaro, mas ele é boa gente, ele fez o bem para o Brasil. Todo mundo sabe o que ele fez aqui no Brasil. Ele ainda vai ser processado pela covid-19, pela quantidade de gente que morreu sob a irresponsabilidade dele”, afirmou Lula.

A polêmica ganhou força após Trump, em 7 de julho, classificar o processo contra Bolsonaro como um “caça às bruxas” e pedir: “Deixem Bolsonaro em paz” (“Leave Bolsonaro alone”, em inglês). Dois dias depois, o presidente americano anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida, em parte, pela suposta perseguição a Bolsonaro. Em outra declaração, Trump afirmou que, embora não seja próximo de Bolsonaro, o considera um “bom homem”. Jair Bolsonaro, por sua vez, expressou admiração ao dizer ao Poder360 que é “apaixonado” por Trump.

A atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA também está sob escrutínio. Em 26 de maio, o ministro do STF Alexandre de Moraes abriu inquérito contra o deputado a pedido da PGR, para investigar suas ações contra autoridades brasileiras em território americano. Em 8 de julho, Moraes prorrogou as investigações por mais 60 dias, determinando que a Polícia Federal monitore as postagens de Eduardo nas redes sociais. “Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização de diligências ainda pendentes, prorrogo a presente investigação por mais 60 dias”, escreveu o magistrado.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro debilitado e triste após um mês preso, afirma Ciro Nogueira
Senador pressiona por anistia e critica presidente do Senado enquanto STF julga ex-presidente
Grupo do PL propõe excluir Bolsonaro de anistia para viabilizar projeto
Estratégia busca facilitar aprovação de perdão aos condenados pelo 8 de janeiro
Tarcísio defende anistia, mas Câmara segue sem decisão, afirma Motta
Presidente da Casa avalia posições de líderes partidários sobre projeto polêmico
Hugo Motta e Sóstenes discutem anistia, mas votação segue sem prazo definido
Sem cronograma, Câmara avalia proposta que pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
Prefeitura de município baiano enfrenta polêmica com licitação de R$ 1 milhão para lanches
A iniciativa gerou críticas entre moradores. Um cidadão local expressou indignação
Tarcísio enfrenta dificuldades na Alesp enquanto defende Bolsonaro em Brasília
Atraso na aprovação de conselheiro do TCE reflete tensões com deputados estaduais
Carregando..