Hugo Motta suspende reuniões de comissões da Câmara e frustra oposição

O grupo planejava votar moções em apoio a Bolsonaro.
Por: Brado Jornal 22.jul.2025 às 14h12 - Atualizado: 22.jul.2025 às 14h13
Hugo Motta suspende reuniões de comissões da Câmara e frustra oposição
Hugo Motta (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a suspensão das reuniões das comissões entre 22 de julho e 1º de agosto de 2025, em uma decisão que gerou controvérsia. A medida foi tomada em resposta à mobilização de deputados do PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que protestavam contra as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


A decisão de Motta, anunciada por volta das 10h, coincidiu com o horário marcado para uma reunião da Comissão de Segurança Pública, dominada por deputados bolsonaristas. O grupo planejava votar moções em apoio a Bolsonaro. Em reação, aliados do ex-presidente convocaram a imprensa para contestar a suspensão. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou o ato de Motta como “inconstitucional” e “antirregimental”. Ele argumentou que, na ausência de Motta e do vice-presidente Altineu Côrtes (PL-RJ), quem deveria tomar decisões seria Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que está em exercício. “A única autoridade a quem deveríamos nos submeter é Elmar Nascimento”, afirmou Cavalcante.


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, sob o comando de Filipe Barros (PL-PR), também tinha na pauta do dia 21 de julho duas moções. Uma, proposta por Evair Vieira de Melo (PP-ES), criticava as medidas do STF, chamando-as de “arbitrárias e coercitivas”. A outra, de autoria de Sóstenes Cavalcante, pedia a aprovação de uma moção de louvor a Bolsonaro.


Recesso parlamentar segue mantido 

Apesar das pressões da oposição, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmaram a manutenção do recesso parlamentar de julho. Alcolumbre destacou, em nota, que o período sem sessões deliberativas ou atividades das comissões já havia sido amplamente comunicado e será respeitado nas próximas duas semanas.


Motta, por sua vez, justificou a decisão citando a realização de obras estruturais na Câmara durante o recesso, com o objetivo de “modernizar e qualificar” os espaços da Casa, conforme planejamento da Diretoria-Geral. Ele informou que os trabalhos legislativos, incluindo sessões e atividades das comissões, serão retomados a partir de 4 de agosto, seguindo o calendário oficial do Congresso, que estabelece o primeiro semestre legislativo de 2 de fevereiro a 17 de julho e o segundo de 1º de agosto a 22 de dezembro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta e Sóstenes discutem anistia, mas votação segue sem prazo definido
Sem cronograma, Câmara avalia proposta que pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
Falta de água e estrutura precária prejudicam merenda escolar em Campo Alegre de Lourdes
Auditoria do TCM-BA revela problemas graves na infraestrutura de cozinhas escolares
Tarcísio defende anistia, mas Câmara segue sem decisão, afirma Motta
Presidente da Casa avalia posições de líderes partidários sobre projeto polêmico
José Dirceu aponta manobra política em anistia a Bolsonaro e réus do 8 de Janeiro
Dirceu também acusou o governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, de pressionar pela anistia, considerando tal interferência uma ameaça à soberania do Brasil.
Lula questiona uso de cores nacionais pela oposição e destaca foco nos mais pobres
Presidente critica programas de Bolsonaro e reforça compromisso com políticas sociais durante lançamento do Gás do Povo
Lula repreende Silveira em evento do Gás do Povo
Presidente critica explicação confusa do ministro sobre novo programa social
Carregando..