Brasileiro alistado na Ucrânia deseja retornar, mas contrato impede saída

Jovem paranaense relata decepção ao ser enviado para combate em vez de atuar com drones
Por: Brado Jornal 28.jul.2025 às 10h22
Brasileiro alistado na Ucrânia deseja retornar, mas contrato impede saída
Crédito: Reprodução
Lucas Felype Vieira Bueno, um jovem de 20 anos de Francisco Beltrão, Paraná, expressou sua frustração em um vídeo nas redes sociais após se alistar como voluntário na guerra da Ucrânia e ser impossibilitado de deixar o país devido a um contrato firmado com o Ministério da Defesa ucraniano.

No vídeo, publicado na sexta-feira (25), ele revelou que seu objetivo era trabalhar com tecnologia militar, especialmente na operação de drones. “Essa sempre foi a minha intenção: ajudar, mas de forma técnica. Mas, desde que cheguei aqui, tudo mudou”, afirmou Bueno.

No entanto, ao chegar à Ucrânia, o brasileiro foi gradualmente direcionado para funções de infantaria, sendo enviado para Kharkiv, uma das regiões mais afetadas pelos combates. “Disseram que é treinamento, mas eu não acredito mais nisso”, desabafou. Ele complementou: “Estão colocando uma arma na minha mão e me levando para uma zona de guerra sem meu consentimento”.

Bueno também tentou rescindir o contrato assinado em junho, que tem duração de três anos e não permite rompimento antes de seis meses, mas não obteve sucesso. Segundo ele, outros combatentes o aconselharam a fugir da linha de frente, alertando sobre a intensidade do conflito. “As pessoas que estiveram no front falam que se conseguir, fuja do front, ninguém está preparado verdadeiramente para o front”, relatou.

O jovem admitiu não estar preparado, nem fisicamente nem psicologicamente, para enfrentar o combate na linha de frente, destacando sua dificuldade em lidar com a situação.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Salvador lança Carnaval Academy para revelar bastidores da folia a executivos brasileiros
Programa inédito oferece imersão de três dias na operação do maior carnaval de rua do mundo, com foco em logística, gestão e sustentabilidade; iniciativa ocorre em parceria com Grupo California e HSM
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Bahia registra segunda maior proporção de evasão na saidinha de Natal entre os estados brasileiros
Com 8,1% dos beneficiados não retornando, estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro; no país, cerca de 4% dos quase 48 mil liberados viraram foragidos
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Posto com sócios deputado e ex-prefeito assina contrato de R$ 7 milhões em Correntina
Fornecimento de 1,162 milhão de litros ainda não ocorreu, afirma defesa de Dal Barreto
Carregando..