Em Nova York, Vieira debate Palestina enquanto Brasil busca diálogo com Trump

Chanceler brasileiro se reúne com premiê palestino em meio a esforços para negociar tarifas impostas pelos EUA
Por: Brado Jornal 30.jul.2025 às 09h25
Em Nova York, Vieira debate Palestina enquanto Brasil busca diálogo com Trump
@ItamaratyGovBr
Em Nova York, na terça-feira (29.jul.2025), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa, para discutir o conflito no Oriente Médio. O encontro ocorreu enquanto autoridades brasileiras, em Washington, tentavam estabelecer comunicação com o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, a três dias do início das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados, previstas para entrar em vigor na sexta-feira (1º.ago.2025).

Segundo o Itamaraty, “Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil ao direito inalienável à autodeterminação do povo palestino e à solução de 2 Estados. Reiterou a urgente necessidade do fim das operações militares em Gaza e condenou o agravamento da situação humanitária na Faixa, marcada pela fome”.

Paralelamente, uma comitiva de oito senadores, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), está na capital norte-americana desde o fim de semana, mas não conseguiu, até o momento, acesso ao governo Trump. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para liderar as negociações com os EUA. Contudo, Lula afirmou na sexta-feira (25.jul.2025): “Ninguém pode dizer que o Alckmin não quer conversar. Todo dia ele liga para alguém e ninguém quer conversar com ele. Então, é o seguinte, gente, esse país aqui é um país do bem”.

A decisão de Trump de impor as tarifas foi anunciada em 9 de julho, por meio de uma carta publicada em sua rede Truth Social, direcionada a Lula. Entre os motivos citados estavam a recente medida do Supremo Tribunal Federal (STF) que aumentou a responsabilização das big techs por conteúdos de terceiros e a suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento pela tentativa de golpe de Estado em 2022. A carta gerou no Brasil um discurso de defesa da soberania nacional, que impulsionou a popularidade do governo Lula, então em declínio.

Lula, por sua vez, informou a aliados que não pretende telefonar para Trump. O Itamaraty aguardava um “sinal” de Washington para prosseguir com o diálogo, conforme apurado. Uma carta confidencial, enviada em 16 de maio ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao embaixador Jamieson Greer, com propostas brasileiras, permanece sem resposta.

Vieira, em audiência pública na Câmara em 28 de maio, revelou que não havia tido contato com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, desde sua posse. Ele informou ter enviado uma carta a Rubio, então senador, quando indicado por Trump, colocando-se à disposição, mas nunca obteve retorno.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministros do STF não enfrentam impacto financeiro com sanções dos EUA, dizem banqueiros
Avaliação da Faria Lima aponta que medidas de Trump não afetam ativos no Brasil
Bolsonaro nega relação com sanções dos EUA contra Moraes
Ex-presidente é citado em documento americano que acusa STF e governo Lula de perseguição política
Ex-assessor de Moraes promete revelações sobre bastidores do STF a partir da Itália
Eduardo Tagliaferro, agora em Roma, acusa ministro de práticas questionáveis e promete expor detalhes
Escândalo em Entre Rios revela suposto esquema de desvio de emenda parlamentar envolvendo presidente do PCdoB
Nos áudios, Tatiane, que também é assessora do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), teria dado orientações detalhadas sobre como desviar os recursos,
Influenciadora digital detida por furto em shopping de Salvador
Priscila Ruas, conhecida como Pri Ruas, foi flagrada em tentativa de roubo no Shopping Paseo
Comitiva brasileira debate tarifa de Trump com senadores dos EUA
Encontro em Washington reúne 7 democratas e republicano Thom Tillis, crítico do presidente
Carregando..