Ex-assessor de Moraes promete revelações sobre bastidores do STF a partir da Itália

Eduardo Tagliaferro, agora em Roma, acusa ministro de práticas questionáveis e promete expor detalhes
Por: Brado Jornal 31.jul.2025 às 09h31
Ex-assessor de Moraes promete revelações sobre bastidores do STF a partir da Itália
Reprodução/Instagram/edutagliaferro
Eduardo Tagliaferro, que atuou como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cargo para o qual foi indicado pelo ministro Alexandre de Moraes em 2022, anunciou que fará revelações sobre o funcionamento do gabinete do magistrado. Atualmente residindo na Itália, Tagliaferro usou as redes sociais na quarta-feira (30) para afirmar que irá expor informações sobre Moraes e suas atuações no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Destruiu minha vida e a de várias pessoas, isso é pouco, logo eu estarei mostrando para o Brasil quem é Alexandre de Moraes e os bastidores do seu gabinete”, declarou Tagliaferro em uma publicação acompanhada de uma imagem do ministro. Ele ainda completou: “Eu tenho bastante coisa”, mas não forneceu detalhes adicionais sobre o que pretende revelar.

Formado em engenharia e direito pela Universidade Paulista, Tagliaferro, que é perito, também apontou supostas irregularidades no gabinete de Moraes. “Tem algumas coisas fraudulentas que foram feitas (….) e comecei a questionar”, escreveu em outro post. Ele destacou uma suposta seletividade nas investigações: “Só entravam coisas de direita no gabinete e nada de esquerda e isso me chamou muito a atenção.”

Tagliaferro está sob investigação da Polícia Federal, que o indiciou em maio por violação de sigilo funcional com prejuízo à administração pública. Segundo a PF, ele teria divulgado diálogos entre Moraes e servidores do TSE e do STF, configurando, de forma “consciente e voluntária”, a quebra de sigilo funcional enquanto ocupava um cargo de confiança no TSE.

No início de julho, Moraes rejeitou um pedido para que Tagliaferro depusesse como testemunha de Filipe Martins, réu em uma ação no STF relacionada à trama do golpe. O ministro argumentou que a jurisprudência da Suprema Corte impede o depoimento de pessoas investigadas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro critica Bolsonaro e o chama de idiota por postagem sobre o Banco Master
Empresário reclamou em mensagens privadas do impacto negativo da publicação do ex-presidente, que atribuiu suposta irregularidade ao 'sistema'; aliado Ciro Nogueira teria ligado para comentar o episódio
Bolsonaro relata na prisão temor por segurança de Flávio e critica falta de informações sobre política externa
Ex-presidente, detido na Papudinha desde janeiro, pede a aliados que alertem filho sobre riscos durante campanha; aliados mencionam pesadelos, soluços persistentes e sensação de isolamento
Vorcaro comemora em mensagens emenda de Ciro Nogueira que beneficiaria o Banco Master
Banqueiro celebrou proposta como “bomba atômica” no mercado financeiro; texto conhecido como “emenda Master” não foi aprovado e integra análises da CPMI do INSS
Senadores solicitam à PF análise de proteção adicional para André Mendonça
Magno Malta e Eduardo Girão expressam preocupação com a segurança do ministro do STF, relator do caso Master, devido à complexidade da estrutura criminosa investigada na Operação Compliance Zero
Senado aprova aumento progressivo da licença-paternidade até 20 dias
Projeto regulamenta benefício que hoje é de cinco dias e prevê escalonamento a partir de 2027; texto segue para sanção presidencial após aprovação simbólica
Presidente da CPMI do INSS defende votação em bloco após suspensão por Dino
Carlos Viana classifica liminar como interferência no Legislativo e afirma que prática é tradicional no Congresso
Carregando..