O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está disposto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “quando quiser” para discutir as tarifas comerciais aplicadas ao Brasil. A declaração foi feita na sexta-feira, 1º de agosto de 2025, no jardim da Casa Branca, em resposta a questionamentos sobre o chamado “tarifaço”. Trump, que retornou à presidência em 20 de janeiro de 2025, também expressou críticas à condução do governo brasileiro, dizendo: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Apesar disso, ele destacou seu apreço pelo povo brasileiro, afirmando: “Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”.
Desde que Trump assumiu o segundo mandato, não houve diálogo direto entre ele e Lula. O governo brasileiro, por sua vez, aguarda uma iniciativa dos Estados Unidos para abrir conversas de alto nível. Segundo fontes do Planalto, apuradas pelo Poder360, a administração de Lula considera que as declarações públicas do presidente, manifestando interesse em negociar com Trump, já equivalem a um convite ao diálogo, dispensando um pedido formal. No entanto, o governo petista acredita que Trump não demonstrou intenção de limitar as discussões a questões comerciais, excluindo temas como o ex-presidente Jair Bolsonaro, big techs ou a atuação do Judiciário brasileiro.
Na quarta-feira, 30 de julho de 2025, o chanceler Mauro Vieira se reuniu pela primeira vez com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, mas até o momento não há registro de um encontro direto entre os dois presidentes.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...