Brasil critica avanço militar de Israel na Cidade de Gaza

Itamaraty reforça apoio à Palestina e exige cessar-fogo imediato
Por: Brado Jornal 11.ago.2025 às 08h13
Brasil critica avanço militar de Israel na Cidade de Gaza
Foto: Pedro Ladeira/ FolhaPress
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em nota divulgada em 9 de agosto de 2025, expressou repúdio à decisão de Israel de intensificar operações militares na Faixa de Gaza, com destaque para a nova incursão na Cidade de Gaza. Segundo o Itamaraty, a medida “deverá agravar a catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome”.

O governo brasileiro reiterou que a Faixa de Gaza, assim como a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, constitui “parte inseparável do Estado da Palestina” e exigiu a “retirada completa e imediata” das forças israelenses do território. Além disso, foi reforçado o pedido por um “cessar-fogo permanente”, a libertação de todos os reféns e a garantia de entrada irrestrita de ajuda humanitária.

Segue a íntegra da nota oficial:

Escalada dos ataques militares israelenses na Faixa de Gaza, Estado da Palestina

“O governo brasileiro deplora a decisão do governo israelense de expandir as operações militares na Faixa de Gaza, incluindo nova incursão à Cidade de Gaza, medida que deverá agravar a catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome.

Ao recordar que a Faixa de Gaza — assim como a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental — é parte inseparável do Estado da Palestina, o Brasil renova o apelo à retirada completa e imediata das tropas israelenses do território.

Nesse contexto, reitera a urgência da implementação de cessar-fogo permanente, da libertação de todos os reféns e da entrada desimpedida de ajuda humanitária.”


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
Incêndio atinge casarão histórico em Salvador e deixa um ferido
Albergue irregular que funcionava no imóvel centenário, no bairro do Comércio, foi consumido pelas chamas; vítima sofreu queimaduras e foi socorrida
A prefeitura de Cansanção suspende comercialização de destilados por 15 dias em medida preventiva
Decisão visa proteger a população após indícios de bebidas irregulares, como metanol, e segue operação que apreendeu mais de 500 garrafas suspeitas no norte da Bahia
Téo Senna rebate mudança de nome em colégio modelo e acusa governo de priorizar ideologia na educação baiana
Vereador do PSDB classifica decisão de retirar homenagem a Luís Eduardo Magalhães como perseguição política e desrespeito à história, afirmando que o foco deveria ser melhorar índices de ensino em vez de trocar placas
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Quaest: 56% rejeitam novo mandato de Lula
Presidente inicia 2026 com desaprovação de 49% e aprovação de 47%; percepção de piora na economia cresce
Carregando..