Bernardo van Brussel Barroso, diretor associado do BTG Pactual e filho do presidente do STF, Roberto Barroso, optou por não retornar a Miami, onde reside, devido à incerteza sobre a validade de seu visto para entrar nos Estados Unidos. A decisão foi tomada após o governo norte-americano, sob a administração Trump, revogar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares, em retaliação ao que classificou como “caça às bruxas política” do ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bernardo estava em férias na Europa no dia 18 de julho, quando o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos de Moraes e de seus “aliados” no STF. Segundo o Poder360, o executivo foi orientado pelo pai a evitar o retorno aos EUA por precaução, já que não há confirmação oficial sobre quais membros da Corte e seus familiares foram afetados pela medida. Seguindo o conselho, Bernardo planeja voltar ao Brasil.
Suspensão de vistos e tensões diplomáticas
A revogação dos vistos foi justificada pelo governo Trump como resposta às ações de Alexandre de Moraes, que conduz no STF um processo contra Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado. Em nota publicada no X, Rubio criticou: “A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”
Duas semanas após a suspensão, os EUA incluíram Moraes na Lei Magnitsky, usada para sancionar autoridades estrangeiras por supostas violações de direitos humanos. Na quarta-feira (6.ago.2025), o subsecretário de Diplomacia dos EUA, Darren Beattie, publicou no X que os “aliados” de Moraes no STF “são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar” seu comportamento, ampliando o clima de tensão. Ministros do Supremo temem ser alvos de medidas semelhantes, conforme apurado pelo Poder360.
Nenhum integrante do STF recebeu comunicação oficial sobre a suspensão de vistos, o que reforça a cautela de Bernardo em evitar problemas ao tentar entrar nos EUA.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...