Filho de Barroso evita retorno a Miami por incerteza sobre visto

Decisão cautelosa após suspensão de vistos pelo governo dos EUA
Por: Brado Jornal 12.ago.2025 às 08h14
Filho de Barroso evita retorno a Miami por incerteza sobre visto
Reprodução
Bernardo van Brussel Barroso, diretor associado do BTG Pactual e filho do presidente do STF, Roberto Barroso, optou por não retornar a Miami, onde reside, devido à incerteza sobre a validade de seu visto para entrar nos Estados Unidos. A decisão foi tomada após o governo norte-americano, sob a administração Trump, revogar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares, em retaliação ao que classificou como “caça às bruxas política” do ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bernardo estava em férias na Europa no dia 18 de julho, quando o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos de Moraes e de seus “aliados” no STF. Segundo o Poder360, o executivo foi orientado pelo pai a evitar o retorno aos EUA por precaução, já que não há confirmação oficial sobre quais membros da Corte e seus familiares foram afetados pela medida. Seguindo o conselho, Bernardo planeja voltar ao Brasil.

Suspensão de vistos e tensões diplomáticas

A revogação dos vistos foi justificada pelo governo Trump como resposta às ações de Alexandre de Moraes, que conduz no STF um processo contra Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado. Em nota publicada no X, Rubio criticou: “A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”

Duas semanas após a suspensão, os EUA incluíram Moraes na Lei Magnitsky, usada para sancionar autoridades estrangeiras por supostas violações de direitos humanos. Na quarta-feira (6.ago.2025), o subsecretário de Diplomacia dos EUA, Darren Beattie, publicou no X que os “aliados” de Moraes no STF “são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar” seu comportamento, ampliando o clima de tensão. Ministros do Supremo temem ser alvos de medidas semelhantes, conforme apurado pelo Poder360.

Nenhum integrante do STF recebeu comunicação oficial sobre a suspensão de vistos, o que reforça a cautela de Bernardo em evitar problemas ao tentar entrar nos EUA.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Assassinato de senador colombiano Miguel Uribe gera comoção e apoio de Michelle Bolsonaro
Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia para as eleições de 2026, foi baleado em 7 de junho
Hugo Motta promete priorizar projetos sobre proteção de crianças em redes sociais após denúncia de Felca
Presidente da Câmara reage a vídeo que expõe suposta exploração de menores por influenciador Hytalo Santos
Novas regras para vistos nos EUA entram em vigor em setembro
Entrevistas presenciais serão exigidas para a maioria dos solicitantes
Jerônimo Rodrigues é elogiado por “revolução” na segurança pública da Bahia
Secretário Marcelo Werner destaca avanços em infraestrutura e renovação de viaturas durante evento no Centro de Operações de Inteligência
Zema critica Lula por tarifaço e defende diálogo com os EUA
Governador de Minas Gerais aponta falhas na condução de Lula frente às sanções americanas e sugere impacto negativo nos negócios bilaterais
Gastos com aluguel de carros sobem 50,1% no governo Lula
União registra recorde de despesas com locação de veículos no 1º semestre de 2025
Carregando..