Filho de Barroso evita retorno a Miami por incerteza sobre visto

Decisão cautelosa após suspensão de vistos pelo governo dos EUA
Por: Brado Jornal 12.ago.2025 às 08h14
Filho de Barroso evita retorno a Miami por incerteza sobre visto
Reprodução
Bernardo van Brussel Barroso, diretor associado do BTG Pactual e filho do presidente do STF, Roberto Barroso, optou por não retornar a Miami, onde reside, devido à incerteza sobre a validade de seu visto para entrar nos Estados Unidos. A decisão foi tomada após o governo norte-americano, sob a administração Trump, revogar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares, em retaliação ao que classificou como “caça às bruxas política” do ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bernardo estava em férias na Europa no dia 18 de julho, quando o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos de Moraes e de seus “aliados” no STF. Segundo o Poder360, o executivo foi orientado pelo pai a evitar o retorno aos EUA por precaução, já que não há confirmação oficial sobre quais membros da Corte e seus familiares foram afetados pela medida. Seguindo o conselho, Bernardo planeja voltar ao Brasil.

Suspensão de vistos e tensões diplomáticas

A revogação dos vistos foi justificada pelo governo Trump como resposta às ações de Alexandre de Moraes, que conduz no STF um processo contra Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado. Em nota publicada no X, Rubio criticou: “A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”

Duas semanas após a suspensão, os EUA incluíram Moraes na Lei Magnitsky, usada para sancionar autoridades estrangeiras por supostas violações de direitos humanos. Na quarta-feira (6.ago.2025), o subsecretário de Diplomacia dos EUA, Darren Beattie, publicou no X que os “aliados” de Moraes no STF “são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar” seu comportamento, ampliando o clima de tensão. Ministros do Supremo temem ser alvos de medidas semelhantes, conforme apurado pelo Poder360.

Nenhum integrante do STF recebeu comunicação oficial sobre a suspensão de vistos, o que reforça a cautela de Bernardo em evitar problemas ao tentar entrar nos EUA.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest: 56% rejeitam novo mandato de Lula
Presidente inicia 2026 com desaprovação de 49% e aprovação de 47%; percepção de piora na economia cresce
Téo Senna rebate mudança de nome em colégio modelo e acusa governo de priorizar ideologia na educação baiana
Vereador do PSDB classifica decisão de retirar homenagem a Luís Eduardo Magalhães como perseguição política e desrespeito à história, afirmando que o foco deveria ser melhorar índices de ensino em vez de trocar placas
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
Wagner oferece vaga de suplente a Coronel para evitar divisão na chapa ao Senado em 2026
Petista tenta acordo com aliado do PSD para manter união da base aliada na Bahia e evitar confronto interno
Posto com sócios deputado e ex-prefeito assina contrato de R$ 7 milhões em Correntina
Fornecimento de 1,162 milhão de litros ainda não ocorreu, afirma defesa de Dal Barreto
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Carregando..