Carla Zambelli enfrenta problemas de saúde e greve de fome na prisão na Itália

Deputada brasileira, detida desde julho, desmaia antes de audiência e tem sessão adiada
Por: Brado Jornal 15.ago.2025 às 07h32
Carla Zambelli enfrenta problemas de saúde e greve de fome na prisão na Itália
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde 29 de julho de 2025, está enfrentando sérias complicações de saúde, incluindo uma greve de fome, segundo seu advogado, Fábio Pagnozzi. Em entrevista à Jovem Pan em 14 de agosto de 2025, ele revelou que Zambelli sofre de fibromialgia, que causa dores generalizadas, e depressão, o que a deixou gravemente debilitada. Horas antes de uma audiência no Tribunal de Apelação de Roma, na quarta-feira (13 de agosto), a parlamentar caiu, bateu a cabeça e desmaiou, necessitando de atendimento médico. A sessão, que avalia o pedido de extradição do Brasil, foi suspensa e remarcada para 27 de agosto, conforme informado pela embaixada brasileira na Itália.

Zambelli, que possui dupla cidadania, foi condenada no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2025 a 10 anos de prisão por falsidade ideológica e por financiar uma tentativa de invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2022. Durante a primeira audiência, em 1º de agosto, conduzida pelo juiz italiano Algo Morgigni, ela alegou ser vítima de “perseguição política” e expressou o desejo de um novo julgamento na Itália. A defesa planeja usar o quadro de saúde da deputada como argumento para solicitar sua liberdade ou conversão da prisão em regime domiciliar.

Contexto do caso e tensões pela extradição

O pedido de extradição do Brasil enfrenta obstáculos judiciais e políticos. Apesar de um tratado bilateral entre Brasil e Itália prever a extradição, o processo pode se estender por até dois anos, segundo fontes do Judiciário brasileiro. A decisão final também depende de fatores políticos, já que o governo italiano, liderado pela primeira-ministra de direita Giorgia Meloni, compartilha afinidades ideológicas com a base política de Zambelli, o que pode gerar resistência à extradição.

Pagnozzi destacou a presença de um advogado indicado pelo governo brasileiro na audiência, com o objetivo de argumentar a favor ou contra a extradição: “A audiência de hoje teve uma peculiaridade a mais: ela teve ali um membro escolhido pelo governo brasileiro, um advogado, para que advogasse contra ou a favor da extradição da deputada para o Brasil”. A situação de Zambelli segue sob intensa atenção, com desdobramentos aguardados na próxima sessão judicial.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Avaliação do governo Lula mostra desaprovação em 49,2% e aprovação em 47,9%
Tendência de melhora, mas negativos ainda à frente
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Repórter da Record Bahia se machuca ao enfrentar ladrão em Ondina
Reação impulsiva termina em livramento e joelho ferido
Trump prioriza China sobre Bolsonaro em diálogo com Lula
Pragmatismo geopolítico redefine alianças na América do Sul
Espiridião Amin: o guardião catarinense da direita enfrenta invasor forasteiro na corrida ao senado
Santa Catarina, terra de imigrantes alemães, italianos e açorianos que forjaram uma identidade marcada pelo trabalho árduo, pela ordem e pelo conservadorismo, tem uma história política que reflete essa essência.
Carregando..