O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta segunda-feira (18) em Cuiabá (MT) que não tem intenção de antecipar sua aposentadoria. “Não, não vou me aposentar, não. Estou feliz da minha vida”, afirmou durante uma coletiva de imprensa. Esta é uma das primeiras vezes que o ministro comenta publicamente os rumores sobre sua possível saída do STF.
A declaração foi feita após o lançamento do projeto “Diálogos com as Juventudes”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca aproximar o Judiciário de jovens brasileiros. Barroso, que deixará a presidência da Corte no final de setembro, quando Edson Fachin assumirá o cargo, negou especulações sobre sua saída do Supremo.
Segundo informações da CNN, Barroso havia mencionado a interlocutores próximos a possibilidade de deixar o STF, citando uma “crise de civilidade” no cenário global. Apesar disso, sua recente fala reforça a intenção de permanecer no cargo.
Enquanto isso, possíveis candidaturas para uma eventual vaga no Supremo já estão em discussão. Entre os nomes considerados pelo presidente Lula (PT) estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O ministro Gilmar Mendes já expressou publicamente sua preferência por Pacheco para a vaga, conforme relatado a um jornal.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...