Otoni de Paula critica Carlos Bolsonaro e alerta para divisão na direita

Parlamentar do MDB rebate filho de Jair Bolsonaro e defende unidade para 2026
Por: Brado Jornal 19.ago.2025 às 07h32
Otoni de Paula critica Carlos Bolsonaro e alerta para divisão na direita
(Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Otoni de Paula, deputado federal pelo MDB do Rio de Janeiro, usou as redes sociais para criticar a postura de Carlos Bolsonaro, vereador pelo PL, em meio às tensões sobre a liderança da direita para as eleições presidenciais de 2026. Em publicação no X, Otoni, que já foi aliado de Jair Bolsonaro, acusou os filhos do ex-presidente de rotularem como “rato” qualquer político de direita que não siga estritamente a linha bolsonarista. Ele destacou a necessidade de unidade para evitar a permanência da esquerda no poder.

“Se você não estiver repetindo que o único candidato da direita é Bolsonaro; anistia ampla, total e irrestrita (para livrar Bolsonaro), mesmo tendo consciência que essas possibilidades serão impossíveis diante da triste realidade que passa o Brasil, você será chamado de rato. Mesmo que você seja direita, já tenha votado em Bolsonaro e votaria novamente se a disputa fosse entre ele e Lula. Você será um rato, porque para eles não importa sua história de luta contra a esquerda. Você só será direita se for bolsonarista. É sua única opção”, escreveu Otoni de Paula no X em 18 de agosto de 2025.

O parlamentar também mencionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível candidato ao Planalto com apoio de Bolsonaro. Otoni alertou que os ataques internos na direita podem beneficiar a esquerda. “Se continuar esse nível de ataque, a esquerda permanecerá no poder. Aliás, tenho dúvida se esse não é o plano: ‘Se a inelegibilidade é inevitável, mantenhamos Lula no poder’. Entenda: 8 anos de Tarcísio podem ser bons para o Brasil, mas pode ser ruim não só pra esquerda”, afirmou.

Resposta a ataques de Carlos Bolsonaro

A crítica de Otoni foi uma reação a um post de Carlos Bolsonaro, também no X, publicado em 17 de agosto de 2025. Nele, o vereador do Rio atacou governadores de direita, chamando-os de “cúmplices covardes” por não se posicionarem em defesa de Jair Bolsonaro, que, segundo Carlos, “está preso, doente e sendo lentamente assassinado a cada dia que passa”.

“Tentei, até agora, ser a pessoa mais paciente possível diante desses chamados ‘governadores democráticos’. Mas os fatos, todos os dias, me provam que não há como levar nenhum desses sujeitos a sério. Alegam ter feito sua parte, mas não passam de cúmplices covardes. A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater. Limitam-se a gritar ‘fora PT’, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética”, escreveu Carlos.

O post de Carlos foi compartilhado por Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL de São Paulo, que está afastado do cargo e tem buscado apoio internacional, como do ex-presidente americano Donald Trump, para articular sanções contra brasileiros.

As trocas de acusações nas redes sociais sinalizam um racha na direita, que deve intensificar o debate sobre a sucessão de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível e em prisão domiciliar. Nomes como os governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Ronaldo Caiado (União, Goiás) e Ratinho Jr (PSD, Paraná) surgem como potenciais candidatos a herdar o capital político do ex-presidente, enquanto as disputas internas podem definir os rumos da oposição em 2026.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Recursos de Bolsonaro e aliados na trama golpista vão a julgamento no STF a partir de 7 de novembro
Embargos buscam corrigir supostas falhas, mas especialistas veem pouca chance de alteração nas condenações
Avaliação do governo Lula mostra desaprovação em 49,2% e aprovação em 47,9%
Tendência de melhora, mas negativos ainda à frente
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Trump prioriza China sobre Bolsonaro em diálogo com Lula
Pragmatismo geopolítico redefine alianças na América do Sul
Kim Kataguiri defende prisão para Bolsonaro e critica blindagem familiar
Deputado do União Brasil planeja novo partido e candidatura em 2026 com visão ideológica renovada
Furacão Melissa alcança categoria 5 e coloca Caribe em alerta
Ameaça iminente à Jamaica e Cuba
Carregando..