Otoni de Paula critica Carlos Bolsonaro e alerta para divisão na direita

Parlamentar do MDB rebate filho de Jair Bolsonaro e defende unidade para 2026
Por: Brado Jornal 19.ago.2025 às 07h32
Otoni de Paula critica Carlos Bolsonaro e alerta para divisão na direita
(Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Otoni de Paula, deputado federal pelo MDB do Rio de Janeiro, usou as redes sociais para criticar a postura de Carlos Bolsonaro, vereador pelo PL, em meio às tensões sobre a liderança da direita para as eleições presidenciais de 2026. Em publicação no X, Otoni, que já foi aliado de Jair Bolsonaro, acusou os filhos do ex-presidente de rotularem como “rato” qualquer político de direita que não siga estritamente a linha bolsonarista. Ele destacou a necessidade de unidade para evitar a permanência da esquerda no poder.

“Se você não estiver repetindo que o único candidato da direita é Bolsonaro; anistia ampla, total e irrestrita (para livrar Bolsonaro), mesmo tendo consciência que essas possibilidades serão impossíveis diante da triste realidade que passa o Brasil, você será chamado de rato. Mesmo que você seja direita, já tenha votado em Bolsonaro e votaria novamente se a disputa fosse entre ele e Lula. Você será um rato, porque para eles não importa sua história de luta contra a esquerda. Você só será direita se for bolsonarista. É sua única opção”, escreveu Otoni de Paula no X em 18 de agosto de 2025.

O parlamentar também mencionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível candidato ao Planalto com apoio de Bolsonaro. Otoni alertou que os ataques internos na direita podem beneficiar a esquerda. “Se continuar esse nível de ataque, a esquerda permanecerá no poder. Aliás, tenho dúvida se esse não é o plano: ‘Se a inelegibilidade é inevitável, mantenhamos Lula no poder’. Entenda: 8 anos de Tarcísio podem ser bons para o Brasil, mas pode ser ruim não só pra esquerda”, afirmou.

Resposta a ataques de Carlos Bolsonaro

A crítica de Otoni foi uma reação a um post de Carlos Bolsonaro, também no X, publicado em 17 de agosto de 2025. Nele, o vereador do Rio atacou governadores de direita, chamando-os de “cúmplices covardes” por não se posicionarem em defesa de Jair Bolsonaro, que, segundo Carlos, “está preso, doente e sendo lentamente assassinado a cada dia que passa”.

“Tentei, até agora, ser a pessoa mais paciente possível diante desses chamados ‘governadores democráticos’. Mas os fatos, todos os dias, me provam que não há como levar nenhum desses sujeitos a sério. Alegam ter feito sua parte, mas não passam de cúmplices covardes. A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater. Limitam-se a gritar ‘fora PT’, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética”, escreveu Carlos.

O post de Carlos foi compartilhado por Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL de São Paulo, que está afastado do cargo e tem buscado apoio internacional, como do ex-presidente americano Donald Trump, para articular sanções contra brasileiros.

As trocas de acusações nas redes sociais sinalizam um racha na direita, que deve intensificar o debate sobre a sucessão de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível e em prisão domiciliar. Nomes como os governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Ronaldo Caiado (União, Goiás) e Ratinho Jr (PSD, Paraná) surgem como potenciais candidatos a herdar o capital político do ex-presidente, enquanto as disputas internas podem definir os rumos da oposição em 2026.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Posto com sócios deputado e ex-prefeito assina contrato de R$ 7 milhões em Correntina
Fornecimento de 1,162 milhão de litros ainda não ocorreu, afirma defesa de Dal Barreto
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Mansão no Lago Sul serve como base de Lulinha em Brasília e tem ligação com lobista ligada ao Careca do INSS
Imóvel de luxo alugado por Roberta Luchsinger é usado pelo filho do presidente durante visitas à capital; mensagens da PF revelam orientações para descarte de celulares e menções diretas a Fábio Luís
Inmet alerta para chuvas fortes e ventos intensos em 97 municípios baianos
Aviso amarelo de perigo potencial vale até as 10h desta segunda-feira (12) e inclui cidades do Sul, Centro-Sul e Região Metropolitana de Salvador
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Partido Novo denuncia outdoors de deputado federal em Alagoinhas com propaganda eleitoral antecipada
TRE-BA acata denúncia e dá 48 horas para Joseildo Ramos retirar propaganda irregular
Carregando..