Lula condena cancelamento de vistos de autoridades brasileiras pelos EUA

De acordo com o jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que tem contatos no governo de Donald Trump (Partido Republicano), os vistos de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram revogados.
Por: Brado Jornal 26.ago.2025 às 15h21
Lula condena cancelamento de vistos de autoridades brasileiras pelos EUA
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reunião ministerial nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “vergonhosa” e “inaceitável” a decisão dos Estados Unidos de cancelarem os vistos de autoridades brasileiras, incluindo o do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Lula expressou solidariedade às personalidades afetadas pelas sanções norte-americanas, destacando que Lewandowski deveria sentir orgulho diante da medida.


“É uma vergonha para os Estados Unidos, não para você. Você deve se orgulhar. O que você fez para que eles tenham tanto ódio do Brasil a ponto de suspenderem o visto do nosso ministro da Justiça?”, questionou o presidente. Ele criticou a atitude dos EUA, afirmando que ela desrespeita não apenas Lewandowski, mas também outras figuras públicas, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e demais autoridades brasileiras.


De acordo com o jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que tem contatos no governo de Donald Trump (Partido Republicano), os vistos de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram revogados. A assessoria do ministro da Justiça informou não ter recebido notificação oficial sobre o cancelamento, mas Lula confirmou a medida durante a reunião, reforçando seu apoio a Lewandowski e elogiando sua competência.


Além de Lewandowski e Pacheco, os Estados Unidos cancelaram os vistos de familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de ex-funcionários do governo brasileiro, de antigos membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de outros cidadãos, citando o programa Mais Médicos como justificativa. O ministro do STF Gilmar Mendes, que também teve seu visto revogado, tratou o assunto com humor durante o lançamento de seu livro em 6 de agosto.


Na segunda-feira, 18 de agosto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou a revogação imediata do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes e de seus “aliados no tribunal e familiares”. Lula reiterou que tais ações contra autoridades brasileiras são inadmissíveis e representam uma afronta ao país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
CPMI do INSS pode levar “muita gente à cadeia” ao investigar esquema do Banco Master, diz Damares Alves
CPMI do INSS avança em investigação de fraudes no consignado e promete prender envolvidos no esquema do Banco Master, afirma senadora Damares
Custos com transporte sobem até 56% em 2025 e pesam no orçamento das famílias brasileiras
Transporte por aplicativo dispara 56% e encarece deslocamentos em todo o Brasil em 2025
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Mansão no Lago Sul serve como base de Lulinha em Brasília e tem ligação com lobista ligada ao Careca do INSS
Imóvel de luxo alugado por Roberta Luchsinger é usado pelo filho do presidente durante visitas à capital; mensagens da PF revelam orientações para descarte de celulares e menções diretas a Fábio Luís
Carregando..