Lula condena cancelamento de vistos de autoridades brasileiras pelos EUA

De acordo com o jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que tem contatos no governo de Donald Trump (Partido Republicano), os vistos de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram revogados.
Por: Brado Jornal 26.ago.2025 às 15h21
Lula condena cancelamento de vistos de autoridades brasileiras pelos EUA
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reunião ministerial nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “vergonhosa” e “inaceitável” a decisão dos Estados Unidos de cancelarem os vistos de autoridades brasileiras, incluindo o do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Lula expressou solidariedade às personalidades afetadas pelas sanções norte-americanas, destacando que Lewandowski deveria sentir orgulho diante da medida.


“É uma vergonha para os Estados Unidos, não para você. Você deve se orgulhar. O que você fez para que eles tenham tanto ódio do Brasil a ponto de suspenderem o visto do nosso ministro da Justiça?”, questionou o presidente. Ele criticou a atitude dos EUA, afirmando que ela desrespeita não apenas Lewandowski, mas também outras figuras públicas, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e demais autoridades brasileiras.


De acordo com o jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que tem contatos no governo de Donald Trump (Partido Republicano), os vistos de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foram revogados. A assessoria do ministro da Justiça informou não ter recebido notificação oficial sobre o cancelamento, mas Lula confirmou a medida durante a reunião, reforçando seu apoio a Lewandowski e elogiando sua competência.


Além de Lewandowski e Pacheco, os Estados Unidos cancelaram os vistos de familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de ex-funcionários do governo brasileiro, de antigos membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de outros cidadãos, citando o programa Mais Médicos como justificativa. O ministro do STF Gilmar Mendes, que também teve seu visto revogado, tratou o assunto com humor durante o lançamento de seu livro em 6 de agosto.


Na segunda-feira, 18 de agosto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou a revogação imediata do visto do ministro do STF Alexandre de Moraes e de seus “aliados no tribunal e familiares”. Lula reiterou que tais ações contra autoridades brasileiras são inadmissíveis e representam uma afronta ao país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Autoridades venezuelanas revelam prisão de supostos agentes da CIA acusados de mercenarismo
Governo de Caracas denuncia manobras militares estrangeiras como pretexto para conflito regional
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Bolsonaro chora muito, dizem aliados, sob pressão judicial e estagnação política
Visitantes que estiveram com Bolsonaro em prisão domiciliar relatam que ele tem chorado intensamente, abalado pelo julgamento
Espiridião Amin: o guardião catarinense da direita enfrenta invasor forasteiro na corrida ao senado
Santa Catarina, terra de imigrantes alemães, italianos e açorianos que forjaram uma identidade marcada pelo trabalho árduo, pela ordem e pelo conservadorismo, tem uma história política que reflete essa essência.
Lula discute tarifas dos EUA e negociações com Trump em Kuala Lumpur
As declarações de Lula vieram em resposta a comentários de Trump, que, ao embarcar no Air Force One na mesma segunda-feira, descreveu a reunião com o presidente brasileiro no domingo (26.out) como “ótima”.
Carregando..