Política Urgente

PGR rejeita policiamento interno na residência de Jair Bolsonaro

O procurador reconheceu a necessidade de medidas para prevenir o risco de fuga, especialmente diante do julgamento iminente.
Por: Brado Jornal 29.ago.2025 às 14h26
PGR rejeita policiamento interno na residência de Jair Bolsonaro
Antonio Augusto/STF

Nesta sexta-feira (29), a Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador Paulo Gonet, posicionou-se contra a presença constante de policiais dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. Gonet argumentou que não há, atualmente, uma “situação crítica” que justifique medidas mais severas, como o reforço de policiamento no interior da residência. Ele solicitou, contudo, que Bolsonaro mantenha a área externa da casa livre de obstruções para facilitar eventuais ações policiais.


O procurador reconheceu a necessidade de medidas para prevenir o risco de fuga, especialmente diante do julgamento iminente. Investigações recentes revelaram que Bolsonaro buscou asilo na Argentina e mantém contatos com líderes de outros países, o que poderia facilitar acesso a embaixadas. “Dada a inconformidade do ex-presidente com o andamento da Justiça, a possibilidade de ele buscar refúgio no exterior exige atenção das autoridades”, escreveu Gonet, destacando, porém, a importância de equilibrar o status de Bolsonaro com os interesses da Justiça.


A decisão sobre a presença de policiais na residência será tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que não é obrigado a seguir a recomendação da PGR. O pedido de reforço interno partiu da Polícia Federal (PF), que, em ofício assinado pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, defendeu a necessidade de uma equipe policial 24 horas dentro da casa para garantir a efetividade da prisão domiciliar, citando precedentes. Nesta semana, Moraes já havia autorizado o aumento da vigilância nos arredores da residência, atendendo a outra solicitação da PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Groenlândia rejeita controle americano “sob nenhuma circunstância” e reforça defesa via OTAN
Groenlândia reafirma soberania e descarta qualquer controle dos EUA, priorizando defesa pela OTAN
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
CPMI do INSS pode levar “muita gente à cadeia” ao investigar esquema do Banco Master, diz Damares Alves
CPMI do INSS avança em investigação de fraudes no consignado e promete prender envolvidos no esquema do Banco Master, afirma senadora Damares
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Carregando..