Política Urgente

PGR rejeita policiamento interno na residência de Jair Bolsonaro

O procurador reconheceu a necessidade de medidas para prevenir o risco de fuga, especialmente diante do julgamento iminente.
Por: Brado Jornal 29.ago.2025 às 14h26
PGR rejeita policiamento interno na residência de Jair Bolsonaro
Antonio Augusto/STF

Nesta sexta-feira (29), a Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador Paulo Gonet, posicionou-se contra a presença constante de policiais dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. Gonet argumentou que não há, atualmente, uma “situação crítica” que justifique medidas mais severas, como o reforço de policiamento no interior da residência. Ele solicitou, contudo, que Bolsonaro mantenha a área externa da casa livre de obstruções para facilitar eventuais ações policiais.


O procurador reconheceu a necessidade de medidas para prevenir o risco de fuga, especialmente diante do julgamento iminente. Investigações recentes revelaram que Bolsonaro buscou asilo na Argentina e mantém contatos com líderes de outros países, o que poderia facilitar acesso a embaixadas. “Dada a inconformidade do ex-presidente com o andamento da Justiça, a possibilidade de ele buscar refúgio no exterior exige atenção das autoridades”, escreveu Gonet, destacando, porém, a importância de equilibrar o status de Bolsonaro com os interesses da Justiça.


A decisão sobre a presença de policiais na residência será tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que não é obrigado a seguir a recomendação da PGR. O pedido de reforço interno partiu da Polícia Federal (PF), que, em ofício assinado pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, defendeu a necessidade de uma equipe policial 24 horas dentro da casa para garantir a efetividade da prisão domiciliar, citando precedentes. Nesta semana, Moraes já havia autorizado o aumento da vigilância nos arredores da residência, atendendo a outra solicitação da PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula discute tarifas dos EUA e negociações com Trump em Kuala Lumpur
As declarações de Lula vieram em resposta a comentários de Trump, que, ao embarcar no Air Force One na mesma segunda-feira, descreveu a reunião com o presidente brasileiro no domingo (26.out) como “ótima”.
Bolsonaro chora muito, dizem aliados, sob pressão judicial e estagnação política
Visitantes que estiveram com Bolsonaro em prisão domiciliar relatam que ele tem chorado intensamente, abalado pelo julgamento
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Espiridião Amin: o guardião catarinense da direita enfrenta invasor forasteiro na corrida ao senado
Santa Catarina, terra de imigrantes alemães, italianos e açorianos que forjaram uma identidade marcada pelo trabalho árduo, pela ordem e pelo conservadorismo, tem uma história política que reflete essa essência.
Carregando..