Paulinho da Força descarta anistia para Bolsonaro e prioriza PL da Dosimetria

Paulinho informou que o projeto, originalmente de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), será reformulado e renomeado como “PL da Dosimetria”.
Por: Brado Jornal 19.set.2025 às 16h16 - Atualizado: 19.set.2025 às 16h26
Paulinho da Força descarta anistia para Bolsonaro e prioriza PL da Dosimetria
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto que revisa as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, rejeitou a possibilidade de uma anistia ampla que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. “Não tenho condições de salvar Bolsonaro individualmente”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025.

Paulinho informou que o projeto, originalmente de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), será reformulado e renomeado como “PL da Dosimetria”. O foco será reduzir as penas dos condenados, sem conceder perdão total. “Quero um texto equilibrado, que não seja de esquerda nem de direita, mas que pacifique o Brasil”, declarou. Ele planeja consultar todas as bancadas antes de finalizar a proposta, evitando alinhamentos automáticos. “O texto só será concluído após ouvir todos”, disse.

Na quinta-feira, 18 de setembro, Paulinho reuniu-se com o ex-presidente Michel Temer (MDB), o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e, virtualmente, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O grupo optou por mudar o nome do projeto, antes chamado “PL da Anistia”, para evitar conflitos com o STF, que considera inconstitucional anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito. Temer classificou a iniciativa como um “pacto republicano” entre Executivo, Legislativo e Judiciário, enquanto Aécio defendeu a nova nomenclatura como “adequada”.

Apesar da pressão de bolsonaristas para incluir Bolsonaro em uma possível anistia, Paulinho enfatizou a busca por um consenso que inclua o STF. “Quero um projeto que agrade a todos, até o Supremo”, afirmou. Na quarta-feira, 17 de setembro, a Câmara aprovou, com 311 votos a favor e 163 contra, a urgência para a tramitação do projeto, indicando avanço nas negociações. Paulinho prevê novas reuniões com líderes partidários na próxima semana para definir o texto, que priorizará a redução de penas, descartando a anistia ampla defendida por setores da oposição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Chapa dos sonhos do PT para 2026 enfrenta incertezas com Rui e Wagner
Rumores e sinais contraditórios colocam em xeque a formação da chapa petista na Bahia
Ex-presidente Bolsonaro solicita visita médica para tratar soluços persistentes
Bolsonaro, que sofreu um atentado à faca em 2018 durante a campanha eleitoral, já precisou de atendimento hospitalar em três ocasiões desde o início da prisão domiciliar.
Encontro histórico entre Lula e papa Leão XIV reforça laços contra fome e desigualdades
Diálogo no Vaticano destaca agenda global de combate à pobreza e convite para cúpula climática
Jovem remove tatuagem de Bolsonaro na testa após aposta por fama nas redes
Impulso por viralização termina em arrependimento e custo alto para apagar marca indelével
Almir quebra-mola, prefeito de Barrocas, é condenado por fraude em licitação de quadra esportiva
Apelidado nacionalmente de "Almir quebra-mola" após a viralização de um vídeo de sua gestão inaugurando uma simples lombada como "sonho do povo"
Entrou água! BYD escolhe Rio de Janeiro para centro de pesquisa em vez da Bahia
Em março, o governador da Bahia, Jerônimo (PT), havia anunciado que a BYD planejava estabelecer o Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva no estado
Carregando..