Na 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em 23 de setembro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como “very nice guy” (um cara muito legal) após um breve encontro nos bastidores. A interação, que ocorreu momentos antes do discurso de Trump na tribuna, foi marcada por um abraço entre os dois líderes. Trump destacou a “química excelente” durante os “cerca de 39 segundos” de conversa, sugerindo que essa conexão é um “ótimo sinal” para futuras negociações. “Ele pareceu um bom homem. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com gente que eu gosto”, afirmou o republicano.
O episódio remete a um momento semelhante em 2009, quando o então presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou Lula durante um encontro do G-20 em Londres. Na ocasião, Obama declarou que Lula “era o cara” (“this is the guy”) e afirmou: “adoro esse cara”. A relação amigável entre Lula e Obama foi um marco durante o primeiro mandato do democrata e o segundo mandato do petista.
Em 2025, Trump acompanhou todo o discurso de Lula em uma sala reservada atrás do púlpito da ONU. Após a fala do brasileiro, que abordou questões como sanções dos EUA ao Brasil, os dois se encontraram brevemente. Lula criticou as medidas unilaterais americanas, incluindo a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e a revogação de vistos de autoridades brasileiras. “Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável”, declarou Lula.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que Trump expressou interesse em uma conversa futura, possivelmente por videoconferência ou ligação telefônica, a ser realizada na semana seguinte. Apesar das tensões comerciais e diplomáticas, Trump destacou a importância da cooperação com o Brasil, alertando que o país “fracassará, assim como outros fracassaram” sem o apoio de Washington.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...