Lula recebe elogios de Trump na ONU e relembra aproximação com Obama

Encontro na Assembleia Geral de 2025 marca momento de sintonia entre líderes, enquanto passado com Obama é revisitado
Por: Brado Jornal 24.set.2025 às 09h42
Lula recebe elogios de Trump na ONU e relembra aproximação com Obama
Poder360°
Na 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em 23 de setembro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como “very nice guy” (um cara muito legal) após um breve encontro nos bastidores. A interação, que ocorreu momentos antes do discurso de Trump na tribuna, foi marcada por um abraço entre os dois líderes. Trump destacou a “química excelente” durante os “cerca de 39 segundos” de conversa, sugerindo que essa conexão é um “ótimo sinal” para futuras negociações. “Ele pareceu um bom homem. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com gente que eu gosto”, afirmou o republicano.

O episódio remete a um momento semelhante em 2009, quando o então presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou Lula durante um encontro do G-20 em Londres. Na ocasião, Obama declarou que Lula “era o cara” (“this is the guy”) e afirmou: “adoro esse cara”. A relação amigável entre Lula e Obama foi um marco durante o primeiro mandato do democrata e o segundo mandato do petista.

Em 2025, Trump acompanhou todo o discurso de Lula em uma sala reservada atrás do púlpito da ONU. Após a fala do brasileiro, que abordou questões como sanções dos EUA ao Brasil, os dois se encontraram brevemente. Lula criticou as medidas unilaterais americanas, incluindo a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e a revogação de vistos de autoridades brasileiras. “Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável”, declarou Lula.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que Trump expressou interesse em uma conversa futura, possivelmente por videoconferência ou ligação telefônica, a ser realizada na semana seguinte. Apesar das tensões comerciais e diplomáticas, Trump destacou a importância da cooperação com o Brasil, alertando que o país “fracassará, assim como outros fracassaram” sem o apoio de Washington.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STJ rejeita habeas corpus e mantém banqueiro Augusto Lima preso
Decisão monocrática de Herman Benjamin impede análise do mérito por causa da Súmula 691
Lula sugere redução de jornada e isenção de IR sobre bônus
Em evento de sanção da reforma tributária, presidente critica regras antigas da CLT e defende atualizações para o contexto digital
Grupo refit sonega r$ 350 milhões mensais em impostos em são paulo, revela tarcísio de freitas
Esquema de fraudes no mercado de combustíveis gera rombo de r$ 9,6 bilhões ao tesouro estadual, equivalente à perda de um hospital público médio todo mês para a sociedade paulista
Alcolumbre mantém pressão e governo busca formas de postergar sabatina de Jorge Messias no Senado
Tempo adicional é visto como crucial para indicado de Lula evitar rejeição expressiva na Casa
João Roma, Guga Lima e Ronaldo Vieira Bento: entenda o relacionamento de políticos com os banqueiros dos Bancos Master e Pleno
O elo institucional mais direto aparece na diretoria do Banco Pleno, de propriedade de Augusto Lima. Um dos diretores é Ronaldo Vieira Bento, ex-ministro e aliado de Roma.
Congresso derruba vetos de Lula à Lei do Licenciamento Ambiental com apoio maciço da base aliada
Aliados do governo contribuem para derrota ao votar contra posição oficial do Planalto
Carregando..