Davi Alcolumbre arquiva PEC da Blindagem após votação unânime na CCJ

Senado rejeita proposta que ampliava proteção a parlamentares
Por: Brado Jornal 25.set.2025 às 09h49
Davi Alcolumbre arquiva PEC da Blindagem após votação unânime na CCJ
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), determinou, nesta quarta-feira (24), o arquivamento definitivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3 de 2021, conhecida como PEC da Blindagem, após sua rejeição unânime pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A decisão, anunciada no plenário, segue o regimento interno do Senado, que não permite recurso para votação em plenário quando a rejeição na CCJ é unânime. “Não há o que esclarecer. Assim, tendo em vista que CCJ aprovou, de forma unânime, parecer concluindo pela inconstitucionalidade da PEC e no mérito pela sua rejeição. Esta Presidência determina seu arquivamento, sem deliberação de plenário”, declarou Alcolumbre.

A PEC, que havia sido aprovada com ampla maioria na Câmara dos Deputados, com 344 votos a favor e 133 contra no segundo turno, enfrentou forte resistência no Senado e na sociedade. Manifestações populares em todas as capitais do Brasil, no domingo (21), criticaram a proposta, apelidada por opositores de "PEC da Bandidagem", por considerá-la uma tentativa de blindar parlamentares contra investigações judiciais. A proposta exigia autorização prévia do Congresso, por votação secreta, para a abertura de processos criminais contra deputados e senadores, além de ampliar o foro privilegiado a presidentes de partidos e determinar votação secreta para prisões em flagrante.

Na CCJ, o relator Alessandro Vieira (MDB-SE) classificou o texto como “absurdo” e “vergonhoso”, argumentando que representava um “golpe fatal” à legitimidade do Congresso, ao abrir “portas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”. O presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), priorizou a votação da PEC, incluída como primeiro item da pauta, com o objetivo de “sepultá-la”. A rejeição foi unânime, com 26 votos contrários e nenhum favorável, reforçando a percepção de inconstitucionalidade da proposta.

Alcolumbre destacou a atuação dos senadores, elogiando a “coragem, altivez e serenidade” da CCJ ao enfrentar um tema de grande apelo popular. “Cumprimos o que manda o regimento, sem atropelos, sem disse me disse, sem invenções. Senadores da CCJ concluíram com rapidez a votação da matéria, com coragem, altivez e serenidade de enfrentar tema que tem mobilizado sociedade e parlamento. Isso é o que nos cabe como legisladores”, afirmou.

A proposta alterava os artigos 14, 27, 53, 102 e 105 da Constituição Federal, estabelecendo que prisões ou processos contra parlamentares dependiam de aprovação por maioria simples (257 votos na Câmara e 41 no Senado) em até 90 dias. Em casos de prisão em flagrante, a decisão deveria ser tomada em 24 horas, restrita a crimes inafiançáveis, como racismo e terrorismo. A rejeição unânime no Senado encerrou a tramitação da PEC, marcando uma vitória para movimentos sociais e entidades que se opuseram à medida, vista como um obstáculo ao combate à corrupção.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula promete esforços pela paz na Ucrânia, segundo Zelensky
Encontro em Nova York reforça diálogo entre Brasil e Ucrânia
Haddad defende fim do tarifaço e vê possibilidade de acordo com os EUA
Ministro da Fazenda destaca necessidade de separar política de economia para reverter sobretaxas
Janja lidera compromissos em Nova York antes de Lula, destaca presidente
Primeira-dama intensifica agenda como enviada especial da COP30 para mulheres
Renato Gaúcho se demite do Fluminense após revés na Sul-Americana
Técnico se despede criticando redes sociais e destacando desempenho do time no Brasileirão e na Copa do Brasil
Alexandre Aleluia elogia posicionamento do NOVO contra PEC da Blindagem
Ele também criticou a postura de parte da esquerda, apontando que 12 dos 67 deputados federais do PT apoiaram a proposta
Trump elogia Lula e desperta temor de bolsonaristas sobre sanções
Aproximação entre líderes pode sinalizar mudanças nas relações Brasil-EUA
Carregando..