Deputada Carla Zambelli relata graves problemas de saúde em prisão italiana

Parlamentar afirma sofrer com desmaios e crises de fibromialgia durante depoimento à CCJ
Por: Brado Jornal 25.set.2025 às 09h44
Deputada Carla Zambelli relata graves problemas de saúde em prisão italiana
Reprodução
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) revelou, durante depoimento por videoconferência à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em 24 de setembro de 2025, que enfrentou sérios problemas de saúde desde sua prisão na Itália, em 29 de julho. Segundo ela, foram oito episódios de desmaio, um deles resultando em ferimentos. “Outro dia eu escutei de um médico aqui, que está aqui há 20 anos, que nunca viu uma detenta como ele já me viu, porque eu tive oito desmaios. Um dos desmaios eu tive na escada, fiquei machucada”, declarou.

Zambelli, que está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda decisão sobre sua extradição para o Brasil, relatou que as condições de saúde se agravaram devido a crises intensas de fibromialgia, uma doença crônica que causa dores generalizadas. “Se você me ver aqui, eu estou parecendo uma velha. Eu ando devagar, não consigo me levantar tão fácil. Eu tenho muita dor de cabeça, minha fibromialgia está muito alta. E também acho que um pouco por causa da decepção toda, dessa coisa da perseguição”, afirmou a deputada.

O depoimento ocorreu no âmbito de um processo que pode levar à cassação de seu mandato, devido à condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com o hacker Walter Delgatti Neto. A prisão definitiva foi decretada em 4 de junho de 2025. Durante a sessão, Zambelli negou estar foragida, afirmando que deixou o Brasil em maio por se considerar exilada.

A deputada também acusou o ministro do STF Alexandre de Moraes de perseguição política, alegando que ele teria bloqueado as redes sociais de sua família. “Tirou as redes sociais do meu filho, tirou as redes sociais da minha mãe”, disse, emocionada, ao exibir uma foto com o filho. “Ele quis atingir toda a minha família, não tem como não ser perseguição”, completou.A CCJ analisa agora os autos do processo enviados pelo STF, com o relator Diego Garcia (Republicanos-PR) aguardando a liberação de documentos sigilosos para apresentar seu parecer sobre a possível perda do mandato de Zambelli.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Congresso derruba vetos de Lula à Lei do Licenciamento Ambiental com apoio maciço da base aliada
Aliados do governo contribuem para derrota ao votar contra posição oficial do Planalto
STJ rejeita habeas corpus e mantém banqueiro Augusto Lima preso
Decisão monocrática de Herman Benjamin impede análise do mérito por causa da Súmula 691
Cármen Lúcia explica negativa a novos habeas corpus em favor de Bolsonaro
Ministra destaca que recursos repetitivos não mudam decisões já tomadas pelo STF
João Roma, Guga Lima e Ronaldo Vieira Bento: entenda o relacionamento de políticos com os banqueiros dos Bancos Master e Pleno
O elo institucional mais direto aparece na diretoria do Banco Pleno, de propriedade de Augusto Lima. Um dos diretores é Ronaldo Vieira Bento, ex-ministro e aliado de Roma.
Grupo refit sonega r$ 350 milhões mensais em impostos em são paulo, revela tarcísio de freitas
Esquema de fraudes no mercado de combustíveis gera rombo de r$ 9,6 bilhões ao tesouro estadual, equivalente à perda de um hospital público médio todo mês para a sociedade paulista
Procuradoria-Geral da República defende prisão domiciliar humanitária para Augusto Heleno
PGR considera idade avançada e Alzheimer do general suficientes para flexibilizar regime fechado
Carregando..