Lula critica desinformação de Trump sobre o Brasil e defende soberania

Presidente brasileiro enfatiza diálogo com os EUA, mas reafirma que democracia e soberania não são negociáveis
Por: Brado Jornal 25.set.2025 às 09h47
Lula critica desinformação de Trump sobre o Brasil e defende soberania
© Getty
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista coletiva em Nova York, no dia 24 de setembro de 2025, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possui informações equivocadas sobre o Brasil, o que teria levado a decisões inadequadas na relação bilateral. Lula expressou interesse em dialogar com Trump para esclarecer a realidade do país, mas foi enfático ao declarar que a soberania e a democracia brasileiras são inegociáveis.

“Eu acho que ele está mal informado em relação ao Brasil e possivelmente isso tenha levado ele a tomar algumas decisões que não são aceitáveis na relação de dois países que têm relação diplomática há mais de 200 anos”, disse Lula. Ele destacou a importância de um encontro para restabelecer a harmonia entre Brasil e Estados Unidos, afirmando: “Na hora que a gente tiver um encontro, eu acho que tudo isso ficará resolvido e o Brasil e os EUA voltarão a viver em harmonia e quimicamente estáveis.”

Lula também criticou a interferência de outros países em processos eleitorais, reforçando que a relação entre nações deve ser baseada no respeito mútuo. “Quando tiver eleição nos Estados Unidos, eu não me meto, e quando tiver eleição no Brasil, ele não se mete”, declarou. O presidente ainda mencionou um breve encontro com Trump nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, que considerou uma “surpresa boa” e um sinal de possibilidade de diálogo, apesar de não haver data confirmada para uma reunião formal.

Sobre questões comerciais, Lula contestou alegações de que os EUA teriam déficit com o Brasil, apontando que, na verdade, os americanos acumularam um superávit de US$ 410 bilhões nos ¬nos últimos 15 anos no comércio bilateral. Ele destacou a necessidade de negociações baseadas em dados corretos, indicando que as ações de Trump, como a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, podem ter sido motivadas por desinformação.

O presidente brasileiro enfatizou que está aberto a negociações que tragam benefícios mútuos, mas reiterou que a soberania e a democracia do Brasil não estão em discussão. “O que não é discutível é a soberania brasileira e a nossa democracia, isso não é discutível, nem com Trump, nem com nenhum presidente do mundo”, afirmou.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Bahia registra segunda maior proporção de evasão na saidinha de Natal entre os estados brasileiros
Com 8,1% dos beneficiados não retornando, estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro; no país, cerca de 4% dos quase 48 mil liberados viraram foragidos
Custos com transporte sobem até 56% em 2025 e pesam no orçamento das famílias brasileiras
Transporte por aplicativo dispara 56% e encarece deslocamentos em todo o Brasil em 2025
Carregando..