Jerônimo assegura que Seponte não será usada para acordos políticos com o PDT

Governador refuta especulações e destaca foco técnico da nova secretaria para a Ponte Salvador-Itaparica
Por: Brado Jornal 26.set.2025 às 10h27
Jerônimo assegura que Seponte não será usada para acordos políticos com o PDT
Flickr/Jerônimo
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou veementemente que a Secretaria Especial para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, conhecida como Seponte, será utilizada para negociações políticas com o PDT. A declaração foi feita em entrevista à TV Band Bahia na quarta-feira (24), em resposta a rumores de que a criação da pasta seria uma contrapartida para a adesão do partido à sua base governista. “Eu tenho compromisso com a responsabilidade da ponte. Essa secretaria não está comprometida com arranjo é político nenhum. Ela vai ser dedicada à área técnica para me dar respostas diárias da obra, da gestão, da preparação da PPP”, afirmou Jerônimo.

O projeto de lei que institui a Seponte foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no dia 9 de setembro e aguarda votação, prevista para ocorrer ainda este mês, com apoio garantido da base aliada do governador. A pasta, segundo Jerônimo, terá uma estrutura enxuta, com 33 cargos e um custo estimado de R$ 5 milhões por ano, e será temporária, com o objetivo de coordenar o cronograma e a execução da Ponte Salvador-Itaparica até a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP). “Eu vou aguardar voltar da Assembleia, estou estudando a composição, isso aí eu vou cuidar pessoalmente porque eu não vou abrir mão desse lugar. Vou mostrar ao povo da Bahia que essa criação da secretaria não é gasto, ela é investimento”, destacou o governador.

Além da ponte, a Seponte será responsável por acompanhar intervenções viárias complementares, como melhorias em mobilidade urbana na Região Metropolitana de Salvador. Jerônimo explicou a necessidade de uma gestão centralizada para o projeto: “Eu tenho que ter uma secretaria que cuide disso, mesmo que tenha a Sema [Secretaria do Meio Ambiente] envolvida, a Casa Civil, tem que ter alguém que vai coordenar e responder a mim como é que vai ser, por exemplo, os valores, a quantidade de carros que vão atravessar… não é só a ponte”.

Apesar das negativas de Jerônimo, especulações persistem sobre uma possível aproximação com o PDT. Félix Mendonça Jr., presidente estadual do partido, negou em 14 de setembro qualquer negociação para assumir a Seponte, afirmando “zero conversa sobre o assunto” em resposta ao portal Classe Política. Contudo, a presença de Félix em agendas oficiais com o governador, como um evento em Vera Cruz, sugere um alinhamento crescente entre o PDT e o governo estadual. A criação da Seponte foi vista por alguns setores da base como uma alternativa para acomodar o partido, que recentemente oficializou seu retorno à base de Jerônimo em 30 de abril de 2025, após um encontro com lideranças pedetistas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão
O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Carregando..