Deputado celebra mudança de nome de avenida em Camaçari para homenagear BYD

Inauguração da fábrica da montadora chinesa terá presença de Lula e marca novo ciclo econômico na Bahia
Por: Brado Jornal 07.out.2025 às 10h22
Deputado celebra mudança de nome de avenida em Camaçari para homenagear BYD
Foto: Panorama da Bahia
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (30), o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Júnior Muniz (PT) que renomeia a Avenida Henry Ford, localizada na BA-535, em Camaçari, para Avenida BYD. A alteração celebra a chegada da gigante chinesa de veículos elétricos ao estado, com a inauguração de sua unidade marcada para o dia 9, contando com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu.

Júnior Muniz, um dos principais articuladores da instalação da BYD na Bahia, destacou o impacto transformador do empreendimento. “Isso não é só uma troca de placas. É a prova de que o povo da Bahia está no centro das grandes transformações mundiais. De Camaçari para o mundo: empregos, tecnologia, sustentabilidade e oportunidades que vão mudar vidas”, afirmou o deputado durante a aprovação, que teve a presença de Felipe Peleteiro, responsável pelas relações governamentais da montadora, no plenário da AL-BA.

O investimento da BYD no complexo de Camaçari é estimado em R$ 5,5 bilhões, ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados. A fábrica tem capacidade inicial de produzir 150 mil veículos por ano, com potencial para gerar cerca de 20 mil empregos, diretos e indiretos. “O início da operação da BYD em Camaçari marca, sem dúvida alguma, um novo tempo do setor produtivo da Bahia, colocando o Estado na vanguarda do desenvolvimento sustentável, associado à geração de emprego e renda. Essa proposta dá boas-vindas a esse novo momento da história da Bahia”, reforçou Muniz.

A proposta de renomeação da avenida aguarda sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para entrar em vigor. A mudança simboliza o reconhecimento do investimento bilionário da montadora chinesa, que posiciona a Bahia como um polo de inovação e sustentabilidade no setor automotivo.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jorge Messias lidera disputa por vaga no STF após aposentadoria de Barroso
Um ministro do STF relatou à Folha que Lula indicou Messias como próximo na linha de sucessão após a posse de Dino.
Agência dos EUA contesta Moraes por prisão de Filipe Martins baseada em dados falsos
A referência ao ministro pela CBP contrasta com o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que as punições
Moradores de condomínio em Camaçari têm acesso à praia bloqueado por cerca
Segundo a comunidade, o bloqueio foi realizado por um indivíduo que alega ser o proprietário do terreno e decidiu restringir a passagem, utilizada há anos para chegar à faixa de areia.
Carregando..