Investigação aponta suspeita de rachadinha na Câmara de Camaçari

MP-BA apura suposto esquema envolvendo presidente da Casa
Por: Brado Jornal 08.out.2025 às 08h24
Investigação aponta suspeita de rachadinha na Câmara de Camaçari
Reprodução/CâmaraCamaçari
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) conduz uma investigação contra Anilton José Maturino dos Santos, conhecido como Niltinho Maturino (PRB), presidente da Câmara Municipal de Camaçari, por suspeita de operar um esquema de “rachadinha”. A prática consiste na devolução de parte dos salários de servidores ao responsável por suas nomeações. O MP-BA busca esclarecer se houve transferências ilícitas de valores dos vencimentos dos funcionários para o presidente.

A denúncia partiu do Soldado Andrade, responsável por um portal de notícias local, que acionou o Ministério Público para investigar possíveis repasses indevidos envolvendo assessores e servidores comissionados do gabinete de Niltinho Maturino.

Gestão sob escrutínio

A administração de Niltinho Maturino já enfrentava críticas antes dessa investigação. Em maio de 2025, 11 vereadores da base governista manifestaram insatisfação com a condução da Câmara, classificando a liderança do presidente como “preocupante”. Eles apontaram falhas administrativas e falta de transparência na alocação de cargos.

Os parlamentares questionaram a distribuição de vagas, que, segundo eles, favorecia Flávio Matos (União Brasil), ex-presidente do Legislativo e candidato derrotado nas eleições municipais. Conforme os vereadores, Matos estaria recebendo cerca de R$ 100.000,00 por meio da nomeação de três servidores. A ex-vereadora Professora Angélica (PP), que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Flávio em 2024, também foi citada como beneficiária do mesmo montante.

Na ocasião, os vereadores relataram que a denúncia surgiu a partir de um radialista local, cujo nome não foi divulgado. Dados do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) revelaram que, em três meses, a gestão de Niltinho distribuiu mais de R$ 1 milhão em gratificações a servidores.

A reportagem entrou em contato com o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, mas aguarda retorno sobre os questionamentos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Otto Alencar consolida influência na Bahia com filho no TCE após nora no TCM
Família amplia presença em tribunais de contas com nomeações vitalícias e altos salários em meio a alianças políticas
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Prefeitura e Câmara de Salvador recorrem ao STF contra suspensão da lei das sacolas gratuitas
Após decisão de Gilmar Mendes que permitiu cobrança em supermercados desde 10 de janeiro, município busca reverter liminar e manter gratuidade na capital baiana
Proibição de churrasqueiras nas praias de Camaçari
Medida da prefeitura vale até o fim de março para evitar acidentes e garantir segurança no verão
Tensão interna e pressões políticas aceleram saída de Lewandowski da Justiça
Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu quase dois anos
Carregando..