Rui Costa confirma candidatura ao senado baiano em 2026

Ministro da Casa Civil planeja deixar cargo federal até abril de 2026 após acerto com presidente Lula
Por: Brado Jornal 08.out.2025 às 08h33
Rui Costa confirma candidatura ao senado baiano em 2026
Reprodução
O ex-governador baiano Rui Costa, atual titular da Casa Civil pelo PT, anunciou nesta terça-feira (7 de outubro de 2025) sua intenção de concorrer a uma das duas vagas no Senado pela Bahia nas eleições de 2026. A oficialização da candidatura está prevista para o início do próximo ano, após um diálogo direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme apurado pelo Poder360.

Embora a vontade esteja definida, Costa não deve abandonar o posto ministerial antes do limite legal de desincompatibilização, que se encerra em 6 de abril de 2026. De acordo com a legislação eleitoral, ocupantes de cargos no Executivo federal precisam se afastar seis meses antes do dia do voto para viabilizar a postulação.

O petista já havia dado indícios públicos de interesse na empreitada. Agora, com a confirmação em outubro, resta apenas o aval formal de Lula para selar o passo.

Costa comandou o Palácio de Ondina por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022, e desde a posse do terceiro governo Lula atua como peça central na articulação política da Esplanada. Sua eventual saída demandará reestruturações significativas no organograma do Executivo.

Na mesma data, durante entrevista à rádio Salvador FM, o ministro reafirmou seus planos. “Meu nome está colocado sim para uma vaga ao Senado. Conversei com o presidente Lula. Ano que vem são duas vagas ao Senado, cada Estado brasileiro tem duas vagas, e vou colocar meu nome a uma dessas duas vagas. Ocupo o cargo de ministro e, portanto, para ser candidato, tenho que sair do governo até final de março, início de abril”, declarou.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cármen Lúcia explica negativa a novos habeas corpus em favor de Bolsonaro
Ministra destaca que recursos repetitivos não mudam decisões já tomadas pelo STF
Grupo refit sonega r$ 350 milhões mensais em impostos em são paulo, revela tarcísio de freitas
Esquema de fraudes no mercado de combustíveis gera rombo de r$ 9,6 bilhões ao tesouro estadual, equivalente à perda de um hospital público médio todo mês para a sociedade paulista
Michelle Bolsonaro reclama da redução no tempo de visita ao marido preso na PF
Ex-primeira-dama compara os 30 minutos de hoje com as duas horas da visita anterior e diz confiar no controle divino
Lula sugere redução de jornada e isenção de IR sobre bônus
Em evento de sanção da reforma tributária, presidente critica regras antigas da CLT e defende atualizações para o contexto digital
Congresso derruba vetos de Lula à Lei do Licenciamento Ambiental com apoio maciço da base aliada
Aliados do governo contribuem para derrota ao votar contra posição oficial do Planalto
STJ rejeita habeas corpus e mantém banqueiro Augusto Lima preso
Decisão monocrática de Herman Benjamin impede análise do mérito por causa da Súmula 691
Carregando..