A BYD, montadora chinesa, decidiu instalar seu centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro, contrariando expectativas de que a unidade seria construída na Bahia. A confirmação veio do prefeito Eduardo Paes (PSD) no sábado, 11. Localizado em um terreno no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o centro terá foco em tecnologias de direção autônoma e combustíveis flex, com investimento totalmente privado.
Em março, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), havia anunciado, em entrevista à Rádio Sociedade, que a BYD planejava estabelecer o Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva no estado. Após conversas com executivos da empresa durante uma viagem à China, Rodrigues destacou o compromisso da montadora, que chegou a chamar a Bahia de “novo Vale do Silício”. “Eles garantiram a criação de um ambiente de pesquisa e desenvolvimento aqui”, afirmou na ocasião.
No entanto, Wang Chuanfu, presidente internacional da BYD, revelou que Eduardo Paes convenceu a empresa a optar pelo Rio de Janeiro. A decisão ocorre dias após a inauguração, na quinta-feira, 9, da primeira fábrica de carros elétricos da BYD no Brasil, em Camaçari, Bahia, que recebeu investimentos superiores a R$ 5,5 bilhões.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...