O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou nesta quarta-feira (7/1) que a administração Trump elaborou um plano dividido em três fases para lidar com a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro por forças americanas: estabilização, recuperação e transição.
As declarações ocorreram após briefings classificados ao Congresso, em Washington, onde Rubio defendeu a estratégia contra críticas de democratas, que questionam a ausência de um roadmap detalhado.
A fase inicial prioriza a estabilização do país, impedindo que ele "mergulhe no caos". Parte essencial dessa etapa envolve o controle sobre as exportações de petróleo venezuelano, incluindo o bloqueio e a venda de carregamentos apreendidos.
"Vamos vendê-lo no mercado, não com os descontos que a Venezuela vinha recebendo. Esse dinheiro será então administrado de tal forma que controlaremos como ele será distribuído, de um jeito que beneficie o povo venezuelano, não a corrupção, não o regime", explicou Rubio.
Na sequência, a etapa de recuperação busca garantir acesso justo ao mercado venezuelano para empresas americanas, ocidentais e de outros países. Paralelamente, será iniciado um processo de reconciliação nacional.
"Also, at the same time, begin to create the process of reconciliation nationally within Venezuela, so that the opposition forces can be amnestied and released from prisons or brought back to the country, and begin to rebuild civil society", afirmou o secretário.
A fase final de transição não teve detalhes revelados. "Algumas dessas etapas vão se sobrepor. Eu descrevi tudo isso a eles com grande nível de detalhe. Teremos mais informações nos próximos dias, mas sentimos que estamos avançando aqui de uma forma muito positiva", disse Rubio.
Ele enfatizou que ainda é prematuro discutir um cronograma para eleições no país, reforçando que o processo final caberá ao povo venezuelano.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...