Heloísa Helena denuncia bloqueio no Congresso e cobra apoio da esquerda para CPMI do Banco Master

Deputada critica falta de assinaturas do campo progressista e diz que muralha é maior na Câmara
Por: Brado Jornal 29.jan.2026 às 20h08
Heloísa Helena denuncia bloqueio no Congresso e cobra apoio da esquerda para CPMI do Banco Master
Geraldo Magela/Agência Senado
Em entrevista concedida ao Congresso em Foco, a deputada Heloísa Helena (Rede-RJ) acusou o Congresso Nacional de construir uma forte barreira para evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apure as alegadas fraudes de bilhões de reais envolvendo o Banco Master. De acordo com ela, o entrave mais significativo ocorre na Câmara dos Deputados, onde a resistência se estende até mesmo a parlamentares identificados com a esquerda.

A parlamentar, que ocupa temporariamente a vaga de Glauber Braga (Psol-RJ) desde dezembro, após a suspensão dele por seis meses, destacou que optou pela via da comissão mista junto com a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) justamente para escapar das filas regimentais nas mesas diretoras da Câmara e do Senado. Essa estratégia obriga a instalação do colegiado assim que o número mínimo de assinaturas for atingido: 171 na Câmara e 27 no Senado.

Até o momento, o requerimento conta com pouco mais de 40 assinaturas de deputados e 33 de senadores, o que indica que o quórum necessário já foi alcançado apenas na Casa revisora. Heloísa Helena enfatizou que a ferramenta da CPMI é essencial para exercer fiscalização com poderes semelhantes aos judiciais, sem sigilo e com acompanhamento direto da sociedade.

A deputada fez duras críticas à falta de engajamento de setores progressistas. Ela considerou incoerente que parlamentares da esquerda, que durante campanhas atacavam figuras como Cláudio Castro e Jair Bolsonaro, agora hesitem em apoiar uma investigação que poderia envolver financiamentos questionáveis. "Não é sério, não é justo que a gente da esquerda não assine a comissão parlamentar de inquérito", afirmou, acrescentando que muitos no campo progressista ainda não subscreveram o pedido, apesar de alguns já terem aderido.

Heloísa Helena classificou como inaceitável que nomes da direita, potencialmente afetados pela apuração, demonstrem maior disposição em assinar do que colegas da esquerda. Ela rejeitou argumentos comuns para justificar a recusa, como evitar desgaste a ministros importantes, proteger o STF ou não comprometer o sistema financeiro, chamando-os de "conversa fiada".

A parlamentar reforçou que a abertura da comissão não é um favor, mas uma obrigação constitucional do Legislativo para promover controle, monitoramento e investigação. Citando uma expressão popular do sertão, resumiu sua posição: "Quem for podre, que se quebre". Apesar das dificuldades, Heloísa Helena afirmou que continuará a luta diária por novas assinaturas, comparando o esforço às "pequenas machadinhas" que derrubam muralhas, e comemorou cada adesão conquistada.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro cita pedido de Flávio Bolsonaro para filme sobre o pai em nova delação
Ex-banqueiro detalhou repasses de R$ 60 milhões para a produção de “Dark Horse” e as cobranças do senador
Lula convoca ministros para alinhar resposta às tarifas americanas
Presidente reúne nova equipe no Planalto em meio a três frentes de atrito com os Estados Unidos.
Carlos Muniz classifica voto em Lula como decisão pessoal
Presidente da Câmara de Salvador reforça preferência pelo petista em eventual disputa com Flávio Bolsonaro, mas deixa aberta possibilidade de mudança
Revelação em delação rejeitada expõe novo acordo milionário ligado à esposa de Moraes
Banqueiro propôs garantir R$ 50 milhões extras por meio de empresa associada, mas o documento não foi assinado, segundo fontes
ACM Neto propõe acabar com cobrança de esgoto para quem não tem rede
Pré-candidato ao governo da Bahia promete medida no primeiro dia de mandato e critica atuação da Embasa durante evento em Jacobina
Moraes libera julgamento de Eduardo Bolsonaro por suposta coação
Ministro pede a Flávio Dino que Primeira Turma do STF marque data para analisar acusação de articulação de sanções nos EUA contra autoridades brasileiras
Carregando..