Lula provoca Valdemar ao posar com prefeitos do PL e brinca que líder do partido “vai bater neles”

Presidente ironiza reação de Valdemar Costa Neto durante evento em Mauá, destaca PL como maior opositor na Câmara e reforça respeito ao voto popular ao entregar recursos federais para municípios oposicionistas
Por: Brado Jornal 10.fev.2026 às 21h43
Lula provoca Valdemar ao posar com prefeitos do PL e brinca que líder do partido “vai bater neles”
Foto: Agência O Globo/Gustavo Miranda
Durante cerimônia realizada na segunda-feira (9 de fevereiro) em Mauá, na Grande São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um anúncio de investimentos do governo federal em saúde e educação para cidades da região. No evento, que envolveu a entrega de ambulâncias financiadas pelo Novo PAC, Lula posou para fotos ao lado de prefeitos, incluindo vários filiados ao PL, partido que integra a oposição no Congresso.

Em tom descontraído e provocativo, o petista comentou a situação ao se referir ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. “O presidente do partido deles [Valdemar Costa Neto] vai bater neles, porque eles estão em uma foto comigo”, brincou Lula, arrancando risadas dos presentes. A declaração ocorreu diante de cinco prefeitos e dois secretários municipais que representavam municípios beneficiados com os recursos.

Lula aproveitou o momento para classificar o PL como o “maior inimigo” do seu governo na Câmara dos Deputados, mas enfatizou que os repasses federais continuam sendo feitos independentemente de alinhamento político. “Mesmo assim, vocês estão recebendo ambulância porque foram eleitos pelo voto e eu respeito o voto do povo da cidade de vocês”, completou o presidente.

A cena reflete uma estratégia comum de Lula de manter diálogo com gestores locais, mesmo de partidos adversários, priorizando a entrega de obras e benefícios para a população, apesar das tensões no âmbito nacional entre PT e PL. O episódio ganhou repercussão nas redes sociais e na imprensa, com vídeos do momento circulando amplamente.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
SAC Rodoviária amplia horário a partir desta segunda
Posto adota expediente estendido e modelo híbrido para facilitar emissão da nova identidade
Investigadores veem pouca novidade na nova proposta de delação de Vorcaro
Equipes da PF e da PGR preparam novo encontro com a defesa do ex-banqueiro após análise de versão revisada que detalha mais, mas não traz elementos inéditos
Datena deixa a EBC para disputar as eleições
Apresentador encerra vínculo com a empresa pública e deve concorrer a deputado federal pelo PSB, com foco em segurança pública
Lula falta à Bahia Farm Show e manda Alckmin à abertura
Vice-presidente representa o petista na maior feira agro do Norte e Nordeste
PSDB da Bahia: Adolfo Viana e Duda Sanches são os únicos viáveis; os demais são “fumaça e espuma", afirmam tucanos
Os demais nomes que têm circulado como possíveis candidatos são considerados, segundo dirigentes e articuladores do partido, apenas “fumaça e espuma”
Kassio Nunes Marques suspende pesquisa sobre Flávio Bolsonaro
Decisão do TSE retira do ar levantamento do AtlasIntel que mostrava recuo nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro
Carregando..