Atraso de Gustavo Petro na abertura da Cúpula da CELAC gera desconforto na comitiva de Lula em Bogotá

Presidente colombiano não esteve presente no início da cerimônia sediada pela Colômbia, levando Lula e o uruguaio Yamandú Orsi a aguardarem fora da plenária e a programação a ser alterada.
Por: Brado Jornal 21.mar.2026 às 16h13
Atraso de Gustavo Petro na abertura da Cúpula da CELAC gera desconforto na comitiva de Lula em Bogotá
Ricardo Stuckert/PR
A abertura da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em Bogotá, na Colômbia, neste 21 de março de 2026, começou sem a presença do presidente anfitrião Gustavo Petro. A cerimônia teve início por volta das 11h (horário de Brasília) e foi conduzida inicialmente por chanceleres e representantes do governo colombiano, com falas não previstas no cerimonial original.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente uruguaio Yamandú Orsi permaneceram aguardando do lado de fora da sala plenária até a chegada de Petro. O atraso gerou incômodo na delegação brasileira, com relatos de que Lula cogitava deixar o local antes do previsto, o que poderia afetar o discurso inicialmente programado para o brasileiro.

A CELAC é um mecanismo de integração regional que reúne 33 países da América Latina e do Caribe, sem a participação dos Estados Unidos. A Colômbia exercia a presidência pro tempore do bloco e sediou o evento, que também incluiu o I Fórum de Alto Nível CELAC-África sobre cooperação. Apenas quatro líderes confirmaram presença: Lula, Petro, Orsi e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves. Diversos países enviaram representantes de menor escalão, resultando em adesão reduzida de chefes de Estado.

O evento prosseguiu após a chegada de Petro. Lula participou das atividades, discursou no fórum CELAC-África e propôs cooperação em áreas como combate à fome, mudanças climáticas, transição energética e comércio. Petro e Lula realizaram reunião bilateral no contexto do fórum. Ao final da cúpula, a Colômbia passou a presidência pro tempore para o Uruguai.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump elogia encontro com Lula e anuncia novas conversas
Presidente americano classificou o mandatário brasileiro como 'muito dinâmico' após reunião de três horas na Casa Branca
Câmara de Salvador concede título de cidadão soteropolitano a Flávio Bolsonaro
Vereadores aprovam homenagem ao senador e pré-candidato à Presidência, vista como gesto de aproximação política contra o PT na Bahia.
PF apreende BMW e malotes de dinheiro na casa de Ciro Nogueira
Senador do PP-PI é alvo de nova fase de operação que investiga supostas vantagens de banco em troca de favores no Congresso
Renato Cariani reconhece Renan Santos por denunciar shows milionários em prefeituras e afirma acompanhar sua campanha de perto
Influencer fitness conversa com Richard Rasmussen e Júlio Balestrin e destaca que ativista do MBL “botou o dedo na ferida” sobre contratações caras por prefeituras
Marabá responde sobre falta de apoio de parlamentares bolsonaristas a ACM Neto no estado
Prefeito de Luís Eduardo Magalhães cobra coerência e estratégia após ACM Neto declarar apoio a Caiado e não a Flávio Bolsonaro
Vorcaro pagou hospedagem de luxo para Ciro Nogueira em Nova York
Diárias no Park Hyatt chegam a mais de R$ 130 mil; PF vê vantagens indevidas em troca de favores parlamentares
Carregando..