Penalva diz que Jerônimo trocou anonimato por alta rejeição em 2026

Deputado estadual critica governador petista após pesquisa Quaest apontar que metade do eleitorado baiano não votaria nele.
Por: Brado Jornal 11.mai.2026 às 10h32
Penalva diz que Jerônimo trocou anonimato por alta rejeição em 2026
Foto: Assessoria do vereador
O deputado estadual Emerson Penalva (PP) analisou os resultados da pesquisa Quaest, divulgada na última quarta-feira (6 de maio de 2026), e afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) saiu do quase anonimato em 2022 para enfrentar forte rejeição atualmente.

Segundo o parlamentar, enquanto em maio de 2022 cerca de 74% dos baianos não conheciam Jerônimo, em abril de 2026 esse índice caiu para apenas 13%. Hoje, 87% do eleitorado o conhece, mas metade declara que não votaria nele de jeito nenhum.

“Em 2022, três em cada quatro baianos não conheciam Jerônimo e votaram nele impulsionados pela onda de Lula. Ele recebeu uma chance de ouro. Quatro anos depois, nove em cada dez baianos o conhecem e metade não quer mais votar nele. Quem conhece Jerônimo, não vota nele. Ele decepcionou o povo da Bahia”, declarou Penalva.

O deputado ressaltou que o atual cenário é bem diferente do pleito anterior. Ele criticou o que considera promessas não cumpridas e obras paralisadas ou atrasadas, citando a Ponte Salvador-Itaparica, a ponte Belmonte-Canavieiras, a Policlínica de Barra, a duplicação da Orla Sul de Ilhéus, o Canal do Sertão Baiano, a estrada do Cocão em Wenceslau Guimarães, a duplicação da Avenida Presidente Vargas em Vitória da Conquista e a nova rodoviária de Teixeira de Freitas.

Penalva acusou o governo de tentar repetir a estratégia de 2022, agora com o governador já amplamente conhecido e com imagem desgastada.

A pesquisa ouviu 11.646 eleitores em dez estados entre 21 e 28 de abril de 2026. Na Bahia, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiança. O levantamento foi registrado sob o número BR-08703/2026.

Fonte: Informe Baiano


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rodrigo e Eduardo Hagge protagonizam disputa por espaço político em Itapetinga
Relação entre tio e sobrinho, marcada por sucessão política e mudanças de alinhamento, movimenta os bastidores da política baiana
Renan Santos é o pré-candidato presidencial que mais cresceu proporcionalmente nas redes sociais
Perfil no TikTok do presidente do Partido Missão saltou de 218,5 mil para 316,2 mil seguidores, alta de 44,7% no período
Carregando..