Trump não divulga reunião com Flávio Bolsonaro, ao contrário de outros candidatos

Casa Branca manteve silêncio sobre encontro no Salão Oval, diferentemente de publicações feitas para postulantes de outros países, o que o Planalto interpreta como cautela para evitar atrito com Lula
Por: Brado Redação 27.mai.2026 às 17h08
Trump não divulga reunião com Flávio Bolsonaro, ao contrário de outros candidatos
Foto: Reprodução

Nem a Casa Branca nem o presidente Donald Trump fizeram qualquer publicação ou compartilharam imagens do encontro com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ocorrido na terça-feira (26) no Salão Oval. O silêncio contrasta com o padrão adotado pelo republicano em reuniões semelhantes com candidatos à Presidência de outras nações.

Em 2025, por exemplo, quando Trump recebeu o então candidato polonês Karol Nawrocki, a conta oficial da Casa Branca no X publicou duas fotos do momento. No Truth Social, o presidente americano também costuma postar mensagens de apoio explícito a aliados políticos no exterior. Um caso foi o hondurenho Tito Asfura, a quem Trump defendeu publicamente uma semana antes da eleição, afirmando que só ele poderia combater os “narcocomunistas” e que os Estados Unidos dariam forte respaldo caso vencesse.

Da mesma forma, antes das eleições na Hungria, Trump publicou um texto enfático pedindo votos para Viktor Orbán, a quem chamou de “verdadeiro amigo”, “lutador” e “vencedor”, oferecendo “apoio completo e total”.

O governo brasileiro avalia que a falta de divulgação sobre o encontro de Flávio, que durou cerca de uma hora e quarenta minutos na Casa Branca, mas com tempo reduzido na conversa direta com Trump, reflete uma postura cautelosa da administração americana. A intenção seria evitar mal-estar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem Trump se reuniu há três semanas. Na ocasião, o republicano elogiou Lula como “dinâmico” e classificou o diálogo como “muito produtivo” em publicação na Truth Social.

Flávio Bolsonaro ainda tem agenda nesta quarta-feira (27) no Departamento de Estado, considerado um ambiente mais alinhado aos bolsonaristas. Assessores como Darren Beattie e Ricardo Pita, próximos da família Bolsonaro, defendem medidas como a designação de PCC e CV como organizações terroristas, posição rejeitada pelo governo Lula.

O Planalto aguarda para os próximos dias o resultado da investigação da Seção 301, que pode levar a novas tarifas sobre produtos brasileiros. Durante o encontro com Trump, Lula propôs a criação de um grupo de trabalho bilateral de um mês para tratar do assunto. Auxiliares do presidente brasileiro acreditam que Flávio e o deputado Eduardo Bolsonaro podem usar os contatos em Washington para pressionar pela imposição de taxas, como ocorreu em julho do ano passado, quando Trump elevou tarifas citando suposta perseguição a Jair Bolsonaro — medida que, na ocasião, elevou a popularidade de Lula.

A foto do encontro no Salão Oval foi divulgada apenas pelo próprio Flávio Bolsonaro em suas redes sociais. Até o momento, não houve manifestação oficial da Casa Branca sobre a visita do senador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo de Lula anuncia pacote de crédito de r$ 145 bilhões
Medidas incluem financiamentos para motoristas e programas habitacionais, com parte das despesas fora dos limites fiscais
Sugestão de Michelle como vice de Zema irrita PL e aprofunda crise no Bolsonarismo
Declaração de romeu Zema gera mal-estar entre aliados
Flávio Dino determina prisão domiciliar e afastamento de secretário do Maranhão
Medida atinge Raimundo Cutrim em investigação por coação e obstrução da justiça
Missão oficializa Renan Santos como candidato a presidente
Partido avança homologação para permitir pedido de segurança da PF ao pré-candidato; lançamento da campanha segue mantido para 1º de agosto
Kim Kataguiri atuará como advogado de Renan Santos na disputa presidencial de 2026
Deputado federal assume defesa jurídica da candidatura do Missão, é eleito vice-presidente do partido e anuncia ações no STF sobre segurança pública
Valdemar Costa Neto diz ao STF que não controla emendas parlamentares
Presidente do PL afirma fazer apenas sugestões políticas, sem poder de decisão sobre recursos
Carregando..