Secretarias e órgãos municipais intensificam ações para mitigar efeitos das chuvas

A Codesal faz um monitoramento 24 horas por dia
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 17h32
Secretarias e órgãos municipais intensificam ações para mitigar efeitos das chuvas
Foto: Valter Pontes/Secom
Secretarias e órgãos municipais intensificaram nos últimos dias as medidas para minimizar as consequências das chuvas em Salvador. Com caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo, as iniciativas são realizadas no âmbito da Operação Chuva, coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Com um dos sistemas de previsão de chuva mais modernos do país, a Codesal faz um monitoramento 24 horas por dia, principalmente nas periferias ou em áreas de risco, para orientar os colaboradores e moradores treinados caso sejam detectadas situações de perigo, como a possibilidade de deslizamentos e acidentes.

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) mantém a execução dos serviços de drenagem - com ações de retirada de alagamentos, desobstruções de rede e limpeza dos dispositivos (bocas de lobo). Também são realizados os serviços de coleta de galhos e vegetais tombados.

Neste período, ocorre o reforço do contingente operacional com equipes escaladas em plantões noturnos e aos finais de semana para atendimento às demandas emergenciais da Operação Chuva. É feito o monitoramento das principais bases de tráfego, no sentido de evitar que os possíveis alagamentos prejudiquem a circulação de veículos. Apesar do piso molhado prejudicar o assentamento do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), as ações de tapa buraco são realizadas com o asfalto a frio.

Nesta quarta-feira (7), o prefeito Bruno Reis acompanhou as atividades do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e afirmou que o volume de chuvas neste início de junho já é quase o total registrado pela média histórica para o mês.

Segundo o prefeito, a média histórica para todo o mês de junho é de 230 mm de chuva, porém em apenas sete dias do mês já choveu 150 mm em Salvador, chegando a 170 mm em alguns bairros. Ele destacou ainda que as famílias devem acionar a Codesal, por meio do número 199, sempre que virem uma situação de risco.

Limpeza - Entre as ações realizadas pela Limpurb, estão a limpeza de canaletas, varrição e desobstrução de bueiros, além da coleta de resíduos volumosos e de construção civil descartados em vias públicas. Nesta quarta-feira (7), uma equipe de serviços especiais foi direcionada para retirar resíduos das bordas do Rio Camaragibe, em Canabrava, para facilitar o escoamento da água e reduzir alagamentos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) participa da Operação Chuva, em parceria com a Defesa Civil, em regime de plantão de 24 horas. As equipes realizam os serviços de demolição e remoção de estruturas indicadas pela Codesal, caso necessário.

O trabalho das equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) acontece em várias avenidas e ruas da cidade, envolvendo limpezas de caixas de passagens e troca de grelhas. Nestas ações, são retirados muitos materiais, como garrafas pet e de vidro, latas, entulhos e lixo.

“Todos os dias recolhemos centenas de quilos de expurgos de nossas caixas, que contém papelão, garrafas pet, latas, garrafas plásticas, centenas de sacos plásticos. Por isso, faço um pedido: não jogue lixo nas ruas e procure os horários para colocar o lixo somente na hora, ou próximo do horário da passagem dos nossos caminhões”, afirma Virgílio Daltro, presidente da Desal.

A central 156, da Ouvidoria, está com a operação 100% voltada para os atendimentos relacionados à chuva. A equipe de rua da Ouvidoria também está a postos para acompanhar e vistoriar possíveis demandas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF afirma que os suspeitos realizaram 'lives' no X mesmo após suas contas terem sido banidas
A plataforma afirmou que não desbloqueou as contas nem autorizou as transmissões ao vivo
Carregando..