SECOM desmente Felipe Neto sobre Marco Civil da Internet

Influenciador disse que a MP proíbe 'qualquer rede social de remover conteúdo que fira as regras da plataforma, incluindo conteúdos criminosos'.
06.set.2021 às 20h26
SECOM desmente Felipe Neto sobre Marco Civil da Internet
Post de Felipe Neto no Twitter

A conta oficial da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) no Twitter rebateu nesta segunda-feira (6), uma publicação do influenciador Felipe Neto sobre alterações no Marco Civil da internet, editada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (6).

“ATENÇÃO!!!  Presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar Medida Provisória que altera o Marco Civil da Internet. A MP proíbe qualquer rede social de remover conteúdo que fira as regras da plataforma, incluindo conteúdos criminosos.  ISSO É EXTREMAMENTE GRAVE!!!”, escreveu Felipe Neto no Twitter.



Em seguida, a Secom compartilhou a publicação do youtuber, alegando que informação é falsa. Eis a resposta da Secretaria Especial:

“Essa informação é falsa. A Medida não “proíbe qualquer rede social de remover conteúdo” – ela exige que se apresente justa causa para esse tipo de ação, a fim de não lesar os brasileiros usuários de redes sociais e assegurar o direito à liberdade de expressão.

Evidentemente, conteúdos criminosos seguem sendo criminosos e já existe amparo legal para combatê-los. A MP vem justamente para evitar que conteúdos e perfis idôneos recebam – de forma injusta – o mesmo tratamento de criminosos.

Até hoje não havia regras claras exigindo que se apresente clara justificativa para exclusão de conteúdo e contas em redes sociais. Sem clareza sobre os critérios para exclusões e suspensões, há possibilidade de ações arbitrárias e violações do direito à livre expressão. 

Com a MP, cria-se mais transparência quanto ao papel das empresas no controle de conteúdo e mais segurança jurídica aos brasileiros”. 

Fonte: Secom

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..