Família Coronel busca novo caminho após exclusão da base aliada

Deputado Angelo Filho revela que senador foi deixado de lado pelo grupo de Jerônimo Rodrigues e agora avalia propostas de diferentes partidos para a disputa de 2026
Por: Brado Redação 03.fev.2026 às 14h58
Família Coronel busca novo caminho após exclusão da base aliada
Foto/Divulgação: ALBA

O deputado estadual Angelo Coronel Filho declarou nesta terça-feira (3) que a família política do senador Angelo Coronel está em busca de novas parcerias partidárias depois de ter sido afastada do projeto do atual governo baiano. De acordo com o parlamentar, o senador foi excluído da composição majoritária planejada para as eleições de 2026, o que motivou a decisão de procurar alternativas.

A declaração ocorreu logo após a sessão de reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia, quando Angelo Filho conversou com a imprensa sobre o atual momento da relação com o núcleo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele afirmou que o grupo majoritário optou por seguir sem a presença do senador, priorizando outras lideranças.

“Eles escolheram caminhar sem a gente. Diante disso, seguimos a orientação do senador Coronel e vamos atrás de uma sigla ou aliança que nos receba bem, para podermos disputar juntos, contando com a força do povo e a certeza da vitória nas urnas”, explicou o deputado.

Segundo Angelo Filho, já surgiram convites de várias legendas, em sua maioria vindos do campo oposicionista, mas também houve sinalização positiva do MDB, partido que atualmente ocupa a vice-governadoria do estado. “Recebemos proposta do MDB e estamos avaliando com atenção. As conversas acontecem entre eu, meu pai, meu irmão, os deputados e pré-candidatos que estão conosco, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e toda a nossa base de apoio”, detalhou.

Perguntado sobre informações que circulam a respeito de uma possível filiação do ex-prefeito de Salvador ACM Neto ao PSD, o deputado disse que não tem confirmação oficial. “Fiquei sabendo apenas por meio de notícias na internet. Se isso estiver acontecendo de fato, é novidade para mim também”, concluiu.

O episódio evidencia o desconforto da família Coronel com a escolha feita pelo grupo governista, que abriu mão de incluir o senador na estratégia para o pleito ao governo e ao Senado, forçando uma reconfiguração das alianças políticas na Bahia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Grupo Fictor entra com recuperação judicial após crise ligada ao Banco Master
O Grupo Fictor protocolou no domingo (1º de fevereiro) um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo, abrangendo as empresas Fictor Holding e Fictor Invest, com dívidas que somam cerca de R$ 4 bilhões.
Donald Trump ameaça ação judicial contra Trevor Noah após piada no Grammy
Ex-presidente reage com indignação em rede social a brincadeira que o associa a Jeffrey Epstein e Bill Clinton; documentos recentes trazem acusações anônimas
Geddel convida Angelo Coronel e filhos para o MDB
Ex-ministro baiano abre portas da legenda para senador e deputados após saída do PSD, mas sem garantia de espaço na chapa majoritária
Toffoli busca identificar omissões e contradições em depoimento de diretor do BC sobre Banco Master
Ministro elaborou perguntas com anotações específicas para questionar fiscalização do órgão e tempestividade da liquidação
A saga dos atrasos e aumentos de custos no VLT de Salvador
Mais de 260% de aumento no valor: o VLT de Salvador e os prazos descumpridos na gestão petista
PT trai aliados e descarta após usar, diz Bruno Reis sobre Coronel
Prefeito de Salvador critica padrão do partido na Bahia e revela conversas para abrigar senador na oposição em 2026
Carregando..