Nova carteira de identidade começa a ser emitida em mais 5 Estados

Documento, que usa apenas o número do CPF, foi lançado em julho
Por: Brado Jornal 24.dez.2022 às 12h10
Nova carteira de identidade começa a ser emitida em mais 5 Estados
Foto: Reprodução/G1

nico número o do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), começará a ser emitida a partir de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Mato Grosso. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) entrou em vigor em julho, e o primeiro Estado a adotá-la foi o Rio Grande do Sul. Depois, Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná e Piauí começaram a emitir o documento com número único.

A CIN dispensa o número da atual carteira de identidade, o Registro Geral – RG, que é emitida por cada Estado. Já o CPF faz parte de um banco de dados nacional.

Os Estados têm até março de 2023 para iniciarem a emissão do novo modelo. O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa, sendo de cinco anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir dos 60 anos, esse prazo é indeterminado.

A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido por dispositivos eletrônicos, como smartphones. Essa nova funcionalidade permite saber se o documento foi furtado ou extraviado. A CIN também pode ser utilizada em algumas viagens internacionais, permitindo a entrada em países do Mercosul com mais facilidade. Isso acontece porque o documento contém um código de padrão internacional, o MRZ, utilizado em passaportes.

Até 20 de dezembro, mais de 74 mil carteiras de identidade em formato digital já tinham sido emitidas. O documento digital é obtido por meio do aplicativo gov.br depois da emissão da carteira física, em papel e em policarbonato. Para emitir a identidade, o cidadão desses Estados deve procurar o órgão responsável pela identificação em sua cidade. Depois de emitir a nova carteira, o cidadão deve baixar o aplicativo gov.br nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android.

A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal. Caso seja necessário o envio de documentos para regularizar a situação, o Ministério da Economia disponibilizou uma lista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
CCJ aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo
Projeto descentraliza a responsabilidade pela regulação do porte e da posse de armas de fogo
Prefeitura entrega trecho 2 do BRT com 8 novas estações e inicia operação de nova linha entre Lapa e Pituba
O percurso possui 7 km e passa pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó
Anderson Leonardo, cantor do Molejo morre aos 51 anos
Ele estava internado e seu quadro vinha piorando desde domingo (21)
Carregando..