Simepar valida três tornados ocorridos na sexta-feira com rajadas de até 330 km/h e investiga outras ocorrências suspeitas

Tempestades supercelulares geraram danos intensos em municípios do interior do Paraná, com análises baseadas em radares, vídeos e vistorias
Por: Brado Jornal 11.nov.2025 às 10h15
Simepar valida três tornados ocorridos na sexta-feira com rajadas de até 330 km/h e investiga outras ocorrências suspeitas
Foto: Ari Dias/AEN
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) anunciou nesta segunda-feira (10) a validação de dois tornados adicionais no interior do estado durante as tempestades da noite de sexta-feira (07), somando-se ao que já havia sido classificado em Rio Bonito do Iguaçu. Os novos eventos confirmados atingiram Turvo e Guarapuava. Veja a nota técnica completa.

As condições do ar marcadas por alto teor de calor e umidade, além de variações na velocidade e direção dos ventos em diferentes altitudes favoreceram o surgimento de tempestades intensas e tornados no Paraná, conforme o Simepar.

Por volta das 18h, uma supercélula impactou Rio Bonito do Iguaçu, causando estragos relevantes na zona urbana. O fenômeno foi enquadrado como F3 na escala Fujita, com rajadas entre 300 km/h e 330 km/h.

Em seguida, duas supercélulas distintas produziram tornados: um em Guarapuava, com foco no distrito de Entre Rios, categorizado como F2 e ventos perto de 250 km/h; e outro em Turvo, ao sul do centro urbano, também F2, com velocidades em torno de 200 km/h.

O tornado de maior força iniciou em Espigão Alto do Iguaçu, ganhando potência ao alcançar Rio Bonito do Iguaçu. Ele pode ter atingido um diâmetro entre 800 metros e um quilômetro, passando ainda por Porto Barreiro e percorrendo cerca de 40 km no total.

“Foram percebidas algumas torres de transmissão de energia que tinham caído na direção do tornado, a vegetação estava destruída e foram perceptíveis movimentos relativamente aleatórios nos danos nas árvores. Algumas árvores foram 100% destruídas, não sobrou nenhuma folha, nenhum galho, apenas o tronco. De forma geral, os carros foram arremessados a cerca de 50 metros de distância. A maioria das casas era de madeira e todas foram completamente destruídas”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar especializado na área de tempestades severas, e que participou das análises. "Isso ajuda na caracterização".

A supercélula responsável pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu surgiu próximo a Quedas do Iguaçu e foi a mesma que gerou o evento no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Já outra supercélula, originada em Ibema e que avançou por Guaraniaçu e Goioxim, deu origem ao tornado em Turvo.

As avaliações envolveram dados do radar de Cascavel, sobrevoo de um meteorologista do Simepar na área de Rio Bonito do Iguaçu e arredores com engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de imagens enviadas pela população e pela imprensa. Mais de 15 especialistas do Simepar integraram a equipe de investigação.

O Simepar continua examinando registros e depoimentos de possíveis tornados adicionais na região, com sinais indicativos. Atualizações serão liberadas ao final das verificações. A entidade destaca a necessidade de seguir as previsões e alertas, sobretudo em cenários de tempo extremo, e realiza monitoramento ininterrupto das condições atmosféricas no Paraná inteiro.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..