Milhares de enfermeiros protestam em Salvador contra suspensão da lei do piso salarial

O grupo bloqueou a avenida ACM e realizou uma manifestação gritando palavras de ordem como: “Enfermagem, na rua, Barroso a culpa é sua”
Por: Brado da Redação 09.set.2022 às 14h16 - Atualizado: 09.set.2022 às 14h28
Milhares de enfermeiros protestam em Salvador contra suspensão da lei do piso salarial
Foto Reprodução TV Bahia e G1

Profissionais da área da enfermagem realizam um protesto, na manhã desta sexta-feira (9), o ato teve início às 9h30 em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves, uma das principais vias de Salvador. O objetivo da mobilização é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pagamento do piso salarial da categoria.

O manifesto ocorre após o ministro do STF, indicado por Dilma Rousseff (PT), Luís Roberto Barroso ter suspendido o piso salarial da categoria, que havia sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a lei, o piso salarial dos enfermeiros passaria a 4.750 reais, o de técnicos de enfermagem a 70% deste valor e o de auxiliares de enfermagem e parteiras, a 50% do patamar.

De acordo com a Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), a ação do trabalhadores causa congestionamento no trânsito da região. As pistas estão totalmente bloqueadas, nos dois sentidos, nas imediações do terminal rodoviário.

"O ministro adiou o sonho dos profissionais. Em uma canetada ele tirou o piso digno da categoria", completou o enfermeiro Adauto Silva.

O magistrado atendeu uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e  adiou o pagamento do piso um dia antes do início do pagamento, e deu 60 dias até que sejam analisados e enviados ao STF os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.


Um grupo de enfermeiros também protestou no Distrito Federal na manhã da última quarta-feira, 7, durante das comemorações pelo bicentenário do Dia da Independência. Diante do Museu da República, monumento no início da Esplanada dos Ministérios, o grupo estendeu faixas e, em marcha, segurou caixões e iniciou uma manifestação em direção ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Enfermagem, na rua, Barroso a culpa é sua”, gritavam em palavras de ordem.

Nesta sexta-feira O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), ignorou o apelo da categoria e  manteve seu entendimento de suspensão do piso salarial dos enfermeiros de R$ 4.750. O voto do magistrado foi dado no início da madrugada desta sexta-feira (9) no plenário virtual, plataforma que permite a votação dos magistrados em processos de forma eletrônica.

Em Salvador, o ato é organizado pelo Fórum Baiano de Enfermagem, SindSaúde Rede Privada, SindSaúde Rede Pública, Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato dos Profissionais da Prefeitura Municipal de Salvador.

Confira o vídeo da reportagem da TV Bahia sobre a paralisação:






📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..