Haddad anuncia novo diretor de política monetária do BC

Número dois da Fazenda irá atuar junto com Roberto Campos Neto, após divergências entre governo e diretor da autoridade monetária
Por: Brado Jornal 08.mai.2023 às 13h45
Haddad anuncia novo diretor de política monetária do BC
Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou há pouco que indicará o nome de Gabriel Galípolo, seu secretário-executivo na pasta, como diretor de Política Monetária do Banco Central. 

“Galípolo é diretor de banco, trabalha comigo há alguns meses e é co-partícipe nas propostas que estamos enviando ao Congresso Nacional”, disse Haddad. Aquino dos Santos foi indicado para o cargo de diretor de Fiscalização e ambos serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Haddad disse que a sugestão de Galípolo foi dada pelo próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante uma viagem de ambos à Índia para a reunião do G20. “Estamos procurando entrosamento, e todos são testemunhas que vem sendo feito de parte a parte, no sentido de permitir uma coordenação maior entre as políticas fiscal e monetária”, continuou o ministro. “São braços do mesmo organismo.”

A mudança ocorre em um momento que Lula retoma os ataques a Campos Neto, após o Comitê de Política Monetária do BC manteve a taxa de juros a 13,75%. Sem poder tirar Campos Neto, que possui mandato, a Fazenda agora busca reorganizar a direção do Banco Central.

No lugar de Galípolo assumirá Dario Durigan, que foi assessor especial de Haddad na Prefeitura e é diretor de políticas públicas do Whatsapp.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula critica orçamento da Embrapa e cobra Haddad: 'falou bonito, mas não de dinheiro'
Presidente disse ser 'irresponsabilidade' faltar R$ 1 mi para um estudo do órgão
Carregando..