Lula e Janja assinam carta contra Bolsonaro

Hoje, a leitura da primeira carta pela 'democracia' completa 45 anos
Por: Brado Jornal 08.ago.2022 às 15h33
Lula e Janja assinam carta contra Bolsonaro
Foto: Diulgação

O ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência da República, e sua mulher, Janja, socióloga, assinaram nesta segunda-feira, 8, uma carta contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Trata-se do manifesto pela “democracia” feito pela Faculdade de Direito da USP.

A carta aberta ao público já possui quase 800 mil assinaturas. O objetivo do documento é reagir às inseguranças de Bolsonaro com as urnas eletrônicas. Durante uma reunião com embaixadores, o presidente interpelou a segurança do processo de voto e manifestou preocupação com a transparência das eleições.

Outros candidatos à Presidência, como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila e o vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também assinaram o manifesto. Além disso, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) aderiram à carta.

Anteriormente, Lula tinha hesitado em assinar o texto, por receio que sua adesão fosse vista como eleitoreira ou enviesada. A questão vinha sendo discutida com os líderes da campanha do petista. No entanto, a adesão dos demais candidatos ao documento fez com que o ex-presidente também assinasse.

A carta da USP

Hoje, a leitura da primeira carta pela “democracia” completa 45 anos. Na época, o professor Goffredo Telles Júnior apresentou o documento contra a ditadura militar e o sufocamento das liberdades. Diversas pessoas assinaram. Agora, o novo manifesto vai ser lido na quinta-feira 11 no Largo de São Francisco, USP.

Em 28 de julho deste ano, Bolsonaro afirmou que não precisa de “cartinha” para demonstrar sua defesa à democracia e respeito à Constituição. A declaração foi proferida durante encontro do Progressistas (PP), que manifestou apoio à reeleição do chefe do Executivo.

O texto é assinado por juristas, ministros e eméritos do Supremo Tribunal Federal (STF), professores universitários, membros dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, empresários, banqueiros, artistas, líderes políticos, entre outros.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dino busca orientação de Lula, Lira e Pacheco sobre cumprimento da decisão do STF que invalidou o orçamento secreto
O ministro também pede informações sobre a falta de publicidade da autoria de indicação de recursos do antigo orçamento secreto
Ao lado de Lula, chefe de Exército fala em defender ideais democráticos
Investigado, general Tomás Paiva também defendeu 'previsibilidade orçamentária' para projetos militares
Ouvinte de Santo Amaro-BA denuncia asfalto sonrisal nas obras do Minha Casa Minha Vida do governo Lula
Fez aquela palhaçada quando o presidente veio e hoje está abandonado”, criticou o telespectador da Brado
“Vou botar para quebrar”, diz Malafaia sobre ato pró-Bolsonaro
Ex-presidente idealizou um ato 'pela democracia' no domingo (21)
Carregando..