Bolsonaro está na frente com 50,3% dos votos válidos contra 49,7% de Lula, diz pesquisa Futura/Modalmais

Pesquisa ModalMais/Futura foi divulgada nesta sexta-feira, 28, com o presidente Jair Bolsonaro à frente do ex-presidente Lula
Por: Brado da Redação 28.out.2022 às 16h32 - Atualizado: 28.out.2022 às 16h46
Bolsonaro está na frente com 50,3% dos votos válidos contra 49,7% de Lula, diz pesquisa Futura/Modalmais

Dados da pesquisa do instituto Futura Inteligência, feita a pedido da Modalmais e divulgados nesta sexta-feira (28/10), apontam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida à reeleição com 50,3% dos votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49,7%. Os números desconsideram votos brancos, nulos e indecisos.

Em comparação com o levantamento feito na última sexta-feira (21/10), houve uma pequena oscilação. Bolsonaro tinha 50,5% dos votos válidos há uma semana, enquanto Lula aparecia com 49,5%.

Quando considerados os votos totais, Jair Bolsonaro lidera a disputa com 47,2% das intenções de voto. Lula fica com 46,6%. Os dados representam um cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Além disso, nesse cenário, 3,7% dos eleitores afirmaram votar branco ou nulo. Outros 2,4% estão indecisos ou não responderam ao questionamento.

Nesse caso, em relação ao dia 21 de outubro, o atual presidente vinha com 46,9%, enquanto o petista alcançou 45,9%. Indecisos eram 3,3% e brancos e nulos marcavam 3,8%. Os resultados são divergentes de levantamentos mais tradicionais, como Datafolha, Ipec e Ipespe, que são pagos pela rede globo e Folha de São Paulo e apontam Lula na frente de Bolsonaro, mas estes institutos estão no topo da lista por terem errado acima da margem de erro no primeiro turno principalmente na capital São Paulo que as pesquisas davam vantagem de Haddad(PT), e a apuração das urnas deram vantagem no primeiro turno a Tarcísio(Republicanos).


Cenário espontâneo para Bolsonaro e Lula

A pesquisa também apresentou dados do cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores entrevistados. Nessa situação, Jair Bolsonaro lidera a disputa com 46,4% das intenções de voto. Lula tem 46,1%. O indicador representa empate técnico. O cenário espontâneo mostra que 3,5% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo. Outros 3,9% estão indecisos ou não responderam ao questionamento.

Em relação há uma semana, nesse cenário espontâneo, Bolsonaro tinha 46,3% e Lula, 45. Indecisos apareciam com 4,4% e brancos e nulos, 4,2%.

A pesquisa foi encomendada pelo banco Modalmais, e ouviu 2.000 eleitores entre os dias 24 e 26 de outubro e foi registrada no TSE sob o número BR-07903/2022.

Clique aqui para conferir todos os detalhes da pesquisa.

Fonte: Metropoles e Modal Mais



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
R$ 1 bi em viagens: Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior
Para impulsionar o turismo regional, Lula incentivou a compra de aviões da Embraer, que são menores que das concorrentes como Airbus e Boeing
Carregando..