Com 58,87% dos votos, Raquel Lyra derrota Marília Arraes e é eleita governadora de Pernambuco

Ex-prefeita de Caruaru superou a morte do marido, que faleceu no dia do primeiro turno, conquistou mais de 2,7 milhões de eleitores e irá comandar o Palácio do Campo das Princesas pelos próximos quatro anos
Por: Brado Jornal 30.out.2022 às 19h51
Com 58,87% dos votos, Raquel Lyra derrota Marília Arraes e é eleita governadora de Pernambuco
Divulgação

O Estado de Pernambuco terá uma nova governadora pelos próximos quatro anos: Raquel Teixeira Lyra Lucena (PSDB). Assim como no primeiro turno, neste domingo, 30, a política tucana foi a candidata mais votada para o cargo de chefe do Executivo pernambucano e foi eleita com 58,87% dos votos válidos. Sua adversária, Marília Arraes (Solidariedade), contabilizou 41,13% da preferência do eleitorado, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ascensão de Arraes nos últimos levantamentos não foi suficiente para produzir uma virada nas urnas eletrônicas e o resultado da tucana confirma o favoritismo demonstrado nas pesquisas, que apontavam vitória de Lyra por 54% contra 46% neste segundo turno, de acordo com pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada no último dia 11 de outubro. Desde o início do mês, Raquel precisou superar a morte de seu marido, o empresário Fernando Lucena, vítima de um mal súbito no dia em que foi divulgado o nome das duas candidatas que disputariam o cargo de governadora.

A campanha de Lyra para vencer as eleições estaduais foi de enfrentamento às provocações de Arraes – candidata apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, que a cobrava para expor seu posicionamento referente às eleições presidenciais. Raquel, em diversas oportunidades, pontuou sua neutralidade e independência sobre o assunto. “Não tente dividir Pernambuco, nós vamos unir. Eu não vou declarar apoio a presidente da República. Eu não estou aqui para construir muros, eu estou aqui para construir pontes. Vou debater não só os problemas, mas, sobretudo, falar sobre soluções para o nosso Estado”, declarou a pernambucana em suas redes sociais no último dia 12 de outubro. No debate realizado pela Rádio Jornal, Lyra foi provocada por Arraes após uma tentativa de associá-la ao ex-presidente Michel Temer (MDB) e ao atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). “Neutro, só sabão de bebê”, atiçou a candidata de esquerda. Seu partido, o PSDB, liberou seus diretórios estaduais para a disputa do Executivo federal.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comitê da Câmara dos EUA libera documentos sobre censura de Moraes
O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp
Moraes ordenou remoção do perfil de Flávio Gordon por compartilhar conteúdo crítico às urnas eletrônicas
A ordem de banimento foi assinada pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Marco Antonio Martin Vargas.
Filho de Dra. Raissa, Pedro Soares se consolida como principal pré-candidato a vereador da direita em Porto Seguro
Pedro defende, assim como Bolsonaro, pautas como a defesa da família e a promoção da liberdade econômica, elementos que têm sido centrais em seus discursos.
Moraes usou “padrão apavorante”, diz Deltan sobre relatório dos EUA
O ex-deputado federal publicou sua “análise jurídica inicial dos arquivos do Congresso Americano” em seu perfil no X
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Micareta de Feira: Capitão Alden acompanha o trabalho da tropa
Deputado repetiu ação similar a realizada no Carnaval de Salvador deste ano
Carregando..