Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Tucano alcançou 3,3 milhões de votos no Estado, o que representa 57% de apoio do eleitorado gaúcho; resultado marca a primeira reeleição no Estado desde 1982
Por: Brado Jornal 30.out.2022 às 20h00
Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul
Divulgação

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Estado de Rio Grande do Sul, com vitória no segundo turno das eleições 2022. Ao lado de seu vice, Gabriel Souza (MDB), o tucano alcançou 3,3 milhões de votos no Estado, o que representa 57,10% de apoio do eleitorado gaúcho, considerando dados de 89,63% das urnas eletrônicas já apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2018, o político venceu com 3.128.317 votos, o que representa 53,62% de apoio do eleitorado, contra 46,38 % de José Ivo Sartori (MDB), então candidato à reeleição no Estado. De um lado, o resultado deste domingo, 30, confirma as projeções das pesquisas eleitorais realizadas desde o início da campanha, que apontavam Leite como favorito entre os dez concorrentes disputando o primeiro turno. A série de levantamentos do Instituto Ipec (ex-Ibope), por exemplo, mostra que o governador se mantinha como principal escolha dos eleitores desde o mês de agosto, sempre oscilando acima dos 44% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos. Por outro lado, a eleição de Eduardo Leite também representa uma virada para o tucano que, mesmo com os números positivos, ficou em segundo lugar na votação de 2 de outubro, quando Onyx Lorezoni (PL-RS) liderou com 37,50% dos votos. Neste domingo, o ex-ministro do Trabalho recebeu 2,5 milhões de votos.

A vitória de Eduardo Leite também representa a primeira dobradinha do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Estado em toda a história da política brasileira, além de ser o primeiro caso de reeleição de um governador no Rio Grande do Sul desde 1982. Nos últimos 40 anos, o Palácio do Piratini – sede do governo local, em Porto Alegre – foi comandado por cinco partidos, incluindo o Partido dos Trabalhadores (PT); o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o extinto Partido Democrático Social (PDS), o próprio PSDB, com Eduardo Leite, em 2018, e Yeda Crusius, em 2006; além do extinto PMDB, agora Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que governou por quatro mandatos e se consagra como a legenda com mais vitórias na disputa local.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tensões entre Diretório Estadual e Municipal do PT em Candeias, Bahia
O PT forma uma federação partidária com o PV e o PCdoB
Macron afirmou que acordo Mercosul - UE 'é um péssimo acordo'
Durante o Fórum Econômico Brasil-França, presidente da França defendeu que é possível, no entanto, reconstruí-lo
Carregando..