Projeto da Prefeitura de Salvador oferece 100 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência

A taxa de desemprego para pessoas com deficiência é 50% maior do que para a média geral da população
Por: Brado Jornal 06.jun.2023 às 17h00
Projeto da Prefeitura de Salvador oferece 100 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência
Foto: Bruno Concha/Secom

Durante a manhã da segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), promoveu, no SAC do Empreendedor, no Mercado de São Miguel, Baixa dos Sapateiros, o Projeto Empregabilidade Eficiente. A ação, exclusivamente voltada para Pessoas com Deficiência (PCD), vai incentivar a inserção deste público no mercado de trabalho, funcionando como uma ferramenta de conscientização e estímulo ao setor empresarial.  

 

Cerca de 100 vagas de emprego foram disponibilizadas, através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com concorrência para até 300 pessoas. A agente administrativa Naiara Daltro, de 34 anos, pessoa com paralisia cerebral, esteve no local acompanhada da mãe, dona Evanice, que contou sobre a busca por uma nova oportunidade de emprego.  

 

“Naiara já esteve empregada antes e agora está em busca de uma nova oportunidade. No dia a dia, geralmente não conseguimos acesso a essas vagas, então dessa forma, concentrando as empresas e candidatos em um só local, fica mais fácil de retornar ao mercado de trabalho”, disse. 

 

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), Daiane Pina, destacou que o trabalho é uma via importante para resgatar a autoestima, despertar a vocação profissional, bem como garantir a autonomia financeira das pessoas com deficiência. “Estar empregado muda a vida da pessoa com deficiência. O trabalho proporciona maior independência e faz com que ela esteja bem consigo mesma, elevando a autoestima, trazendo segurança financeira, psicológica, fazendo com que ela se sinta útil e plena no exercício de sua função”, avaliou. 

 

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, a taxa de desemprego para pessoas com deficiência é 50% maior do que para a média geral da população. “Enquanto o índice de desemprego da média geral de pessoas é de 12%, para o PCD esse dado é de 24%, então estamos hoje reunindo os empregadores e as pessoas com deficiência, para conectá-las com as oportunidades, a fim de diminuir esse número. É importante que o empregador se conscientize que além da oferta da vaga, ele também precisa se preparar e oferecer condições adequadas para o empregado executar o serviço, assim como o empregado também precisa se qualificar para ser inserido no mercado de trabalho”, explicou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Oportunidade de fazer o “L”, diz Alckmin sobre Dia da Libras
Vice-presidente afirma que brasileiros elegeram Lula para terem um país mais justo e inclusivo para os filhos e netos
Irmão da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana é morto dentro casa
Irmão de Eremita Mota (PP) foi morto a golpes de picareta por vizinho
Presidente da CPI das apostas defende paralisar Brasileirão após suspeitas contra o VAR
Kajuru apoiou posicionamento da associação de árbitros depois de declarações do dono do Botafogo
"Algo divino está acontecendo, brevemente estaremos libertos", diz Bolsonaro
Declaração ocorreu no Congresso dos Gideões da Última Hora, nesta terça-feira (23).
Moraes ignora prazo dado pela PGR para PF concluir caso Silvinei
Alexandre de Moraes já havia rejeitado solicitações de liberdade para Silvinei em pelo menos outras duas ocasiões durante o ano de 2023
Liberação da maconha não deve ser feita pelo STF, diz Pacheco
Presidente do Senado pautou o tema na Casa depois de a Corte retomar julgamento que pode liberar o porte da droga
Carregando..